sábado, 12 de junho de 2021

A Alegria da Crença

 Seja a tua a crença espiritual geradora de alegria e de bem-estar.

O conteúdo de uma doutrina se revela através dos frutos que produz.

A mensagem espiritualista, por consequência, deve caracterizar-se pelo otimismo que faculta, proporcionando a liberação das angústias e aflições.

Refaz o psiquismo, equilibrando-o, de modo a conduzir a vida em termos de saúde e paz, ao mesmo tempo desdobrando as possibilidades de crescimento íntimo com vistas a um futuro feliz.

O homem de fé, que se apoia nos conceitos da Imortalidade como da comunicação dos Espíritos, age com interação, seguro dos objetivos que lhe cumpre alcançar, pela razão de possuir a certeza íntima da sua destinação superior.

Empenha-se na superação das manifestações negativas da personalidade, lutando pela transformação íntima.

A cada instante vence um obstáculo moral e galga um degrau ascendente, predispondo-se par novos embates no universo de si mesmo.

Não se detém, nunca, em parasitose infeliz ou prostração indébita ante as dores, os testemunhos, os desafios que fazem parte do processo de sua evolução.

Dinâmico, permanece atento, disputando a oportunidade de servir, e graças a esse comportamento altera para melhor o seu e o destino do próximo.

Jovial e comunicativo, esparze a alegria que o domina, encorajando outras vidas a saírem do obscurantismo, da ignorância, para os altos níveis da razão e do bem.

Humanitário e paciente, confia no amor a que se entrega, fazendo das suas horas um hino de louvor à verdade, jamais deixando de servir e compreender, por cujos mecanismos se transforma em exemplo vivo dos postulados que abraça.

A crença espiritual dá vida, tornando-se alicerce para a construção das forças morais que alimentam o homem e o fazem invulnerável às paixões primitivas.

Se tomba, vitimado pela insensatez ou falta de segurança, reergue-se e avança, não se permitindo conflitos desnecessários nem rebeldias injustificáveis.

Quando prossegue, não deixa marcas negativas pelo caminho, antes se levanta, erguendo todos aqueles que participaram dos seus insucessos e sofrimentos.

Estampa na face, nascida no coração, a alegria que a tua fé espiritual te proporciona.

Irisa o teu céu com a luz da felicidade que te domina, amparando os teus companheiros e levando-os contigo no rumo da liberdade.

Alcançarás, quando prosseguindo, os cimos da harmonia, sem saudade das horas passadas e com gratidão por elas.


Texto retirado do livro Momentos de Esperança, Divaldo Franco pelo espírito Joanna de Ângelis,  Livraria Espírita Alvorada Editora, Salvador, 3ª Edição, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário