sábado, 24 de agosto de 2024

Iminência e Eminência, Piti & Moringa.

São palavras parônimas, ou seja, vocábulos quase homônimos, que se diferenciam ligeiramente na grafia e na pronúncia. O berço de "iminência", por exemplo, é o latim imminentìa, o estado de alguma coisa que está para acontecer logo, que é iminente.

Já "eminência", que também tem berço no latim eminentia, é palavra que remete a alta posição social, grande reputação, proeminência.

Iminente, portanto, é o que está prestes a acontecer. Usa-se em contextos de algum tipo de ameaça - perigo iminente, risco iminente, etc.

Eminente gerou a expressão eminência parda. É o tratamento dispensado aos cardeais. O homem forte do reinado de Luís XIII, da França, era o cardeal Richelieu, conhecido como Eminência Vermelha, pela cor de suas vestes. Seu secretário, um padre capuchinho chamado Joseph, era apelidado de Éminence Grise, pois grise significa pardo em francês, cinzento, sombrio, irônico paralelo a Richelieu, ambos trabalhando à sombra do chefe. Assim sucede geralmente em todo governo forte, cada um com sua eminência parda, que permanece anônima, não aparece mas manda um bocado.


PITI

Designação que teria sido dada por Joseph Babinski aos distúrbios secundários da histeria, rigorosamente subordinados aos primários. É o mesmo que chilique, escândalo ou barraco. Exemplos práticos: bater o pé quando não se agrada de alguma coisa; o diretor deu um piti com sua secretária porque ela esqueceu de lhe dar o recado de que um dos clientes precisava falar com ele. É o estado de nervos exibido por uma pessoa por causa de pequenos aborrecimentos que não mereceriam tal conduta. Cena comum no mundo do cinema quando determinado ator dá um piti contra os fotógrafos e atira um deles ao chão com máquina e tudo. Exemplo de piti foi o que a atriz Linda Daniel deu no Copacabana Palace nos anos 50 ao jogar pela janela os móveis de seu quarto por considerá-los, digamos, reles para sua tão decantada fama internacional.


MORINGA

Vaso de barro que pode receber água - e que, aliás, lhe dá sabor muito especial e gostoso -, com capacidade entre um e dois litros, utilizado sobretudo por habitantes do Nordeste do Brasil. è também o único gênero de plantas da família das angiospérmicas. Quando da recente ameaça de cólera no Zimbábue, pesquisadores locais usaram o pó obtido das sementes da árvore moringa para conseguir água potável e prevenir a doença. Suas folhas e flores são usadas para enriquecimento de alimentos por contar com grande quantidade de nutrientes, além de seu uso como ração animal. Numa acepção bem paulista, o vocábulo também é sinônimo de cabeça - "fica frio, não precisa esquentar a moringa" ou "fiquei de moringa quente porque não consegui pagar as contas".


Textos de Márcio Cotrim retirado da revista Língua Portuguesa, Ano 9, nº 112, Fevereiro de 2015, Editora Segmento, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário