sábado, 30 de agosto de 2025

Os Disfarces de Eros

Trajetória paradoxal a daqueles que buscam explicar o fenômeno erótico. "O enigma do amor permanece", diria Reich ao fim de um ensaio destinado à compreensão científica do fenômeno. O erotismo é "uma imensa aleluia perdia num silêncio sem fim", confessaria Bataille em sua tentativa de verbalizar a experiência erótica. Silêncio, afasia, misticismo ou perplexidade parece ser o fim a que estão fadados aqueles que buscam rastrear os caminhos de Eros.

No entanto, são inúmeros os aventureiros que enveredaram por esta trilha. Nos campos da Filosofia e da Literatura a busca se estende desde a Antiguidade Clássica aos nossos dias. A Psicanálise e a Medicina viriam, mais tarde, tentar atribuir um estatuto científico "ao grandioso criador". E embora para todos eles o enigma do amor permaneça insolúvel, há certos pontos em comum a que estudiosos chegaram que, se não levam à compreensão última de Eros, lançam ao menos algumas luzes em torno do fenômeno. A descoberta das articulações entre a repressão sexual e a dominação política, a que chegaram Reich e Marcuse, o discurso erótico como forma de "prazer e poder", analisado por Foucault e as relações entre erotismo e misticismo, estudadas por Bataille, funcionam como exemplo desta compulsão irrefreável na tentativa de entender Eros.

Parece-me que existe ao menos um ponto comum e essencial a que os estudiosos chegaram. Trata-se das relações entre continuidade e descontinuidade que estariam na base da experiência erótica e que implicariam a dialética de morte e vida em torno da qual o erotismo se articula. A tese platônica da divisão dos seres em duas partes e da trajetória de uma das metades em busca do seu correspondente desemboca na definição de eros como o unificador, o restaurador da "antiga perfeição". Essa ideia encontra ecos no pensamento de Rollo May, "Eros é o desejo, a ânsia e a eterna busca de expansão", de Freud, "desejo de união (ser um) com objetos no mundo", de D.H. Lawrence, "No amor, todas as coisas se misturam numa unidade de alegria e prazer" e de Bataille: "Nós somos seres descontínuos, indivíduos morrendo isoladamente numa aventura ininteligível, mas nós temos a nostalgia da continuidade perdida (...) A reprodução leva à descontinuidade dos seres, mas ela envolve sua continuidade."

É, portanto, em torno desses impulsos antagônicos de morte e vida que o erotismo se articula. Ele nos dirige à morte, exatamente quando o que buscamos é perpetuar a vida, permanecer, continuar, prolongar indefinidamente o instante fugaz do gozo. Por isso a trajetória erótica é sempre absurda e obscura: ao tentar desafiar os limites da condição humana, Eros deve sucumbir, pois só na morte reside essa possibilidade remota de permanência, de continuidade. Ao sucumbir, Eros está dando origem a um novo tipo de vida, como o óvulo que, fecundado, dá origem a um novo ser. As novas formas de vida serão sempre incompletas, descontínuas e permanecerão nessa busca impossível que, fatalmente, as levará ao fim.

Estudar as manifestações do erotismo na literatura é, portanto, estudar também as relações dialéticas entre vida e morte que se desenvolvem nas trajetórias das personagens e que servem, muitas vezes, como ocorre na literatura realista, para encobrir, escamotear o fenômeno, numa época em que o decoro, a austeridade e o pudor literário não nos permitiam abrir as cortinas das alcovas.

O erotismo deve ser compreendido, pois, como fenômeno cultural, impulso consciente em que nos lançamos na tentativa de transcender os limites da existência. Não deve ser, por isso, confundido com qualquer atividade sexual, que só será erótica "quando não for simplesmente animal." Essa distinção é fundamental quando se pretende estudar o erotismo na literatura, pois aí os conceitos de erótico e pornográfico muitas vezes se confundem, já que esbarram em problema de ordem moral, religiosa e até política, variando de acordo com a cultura e com as necessidades dos diversos momentos históricos. Considerem-se as estratégias de controle da pornografia literária na era vitoriana nos Estados Unidos. A proibição da entrada das obras de Joyce no país, e das traduções de Boccacio e Casanova, nos dias de hoje compreendidos talvez como escritores de uma literatura de caráter erótico, mas nunca pornográfico, como se foram considerados na época, serve como exemplo da relatividade dessas noções.

As tentativas de conceituação do termo "pornografia", obedecem, evidentemente, a padrões de ordem moral (e o padrão estético, nesses casos, termina por confundir-se com o moral), dando origem, na maioria das vezes, a conceitos abstratos e arbitrários, impossíveis de detectar, como os da justiça inglesa da época: "Textos escritos com o único propósito de corromper a moral dos jovens, e com um teor capaz de chocar os sentimentos de decência de qualquer mente equilibrada." Igualmente absurdas eram as definições da justiça americana, que chegou a considerar como pornográficos quaisquer assuntos ou coisas que exibissem ou representassem visualmente pessoas ou animais mantendo relações sexuais. A maior parte desses argumentos esbarra em problemas de impossível resolução, como a penetração nas intenções de um autor ao escrever uma obra e é evidente que, em casos como esse, a última palavra seria dada a partir da maior ou menor flexibilidade dos critérios morais do juiz, vinculados, é claro, aos interesses da época.

Parece-me que as tentativas de delimitação de fronteiras entre erotismo e pornografia, em última análise, se misturam com as definições do artístico e do não artístico , não menos problemáticas. Obras que realizam a exploração do sexo com fim em si próprio, sem preocupações de caráter estético, são, em geral, consideradas como pornográficas, subliteratura. Obras que, a partir do sexo, abordam outros motivos e, por fim, transcendem o caráter exclusivamente sexual, são consideradas eróticas, literárias. Isso nos remete mais uma vez a Georges Bataille com sua definição da experiência erótica como a transcendência da experiência sexual rudimentar, animal.

Para o estudo do erotismo em dado período literário é, pois essencial que se adote uma perspectiva também histórica. O Realismo burguês pode ser compreendido, com Lúcia Miguel-Pereira, como o estilo que engloba os diversos movimentos do período Realista: O Realismo propriamente dito, o Naturalismo e o Regionalismo, que têm como unidade a tentativa de "fugir ao idealismo obedecendo em geral mais às ideias de seu tempo do que ao seu  temperamento". No estudo dos discursos eróticos dessa época estendi-me também ao Parnasianismo, por se tratar da manifestação do pensamento realista na poesia, e ao Simbolismo, com suas nuances de Decadentismo, já que esse estilo, contemporâneo dos demais, estrutura-se enquanto discurso do outro, enquanto reação ao pensamento positivista da época. Esses movimentos, apesar de obedecerem a uma "frouxa unidade essencial", como afirma a autora, desenvolvem-se através de uma "grande pluralidade de caminhos, de pontos de vista, de modos de escrever e de sentir", e é nessa diferença, nessa pluralidade, que se detectam as diversas falas de Eros.

O estudo do erotismo no Realismo burguês implica, portanto, a análise de diferentes discursos eróticos, produtos de uma época em que imperava uma burguesia cada vez mais poderosa, portadora de uma ideologia moralizadora, que buscava confiscar a sexualidade através da família conjugal: "No espaço social, como no coração de cada moradia, um único lugar de sexualidade reconhecida, mas utilitário e fecundo: o quarto dos pais. Ao que sobra só resta encobrir-se: o decoro das atitudes esconde os corpos, a decência das palavras limpa os discursos." Vinculando a existência de Eros à finalidade única da procriação, estavam garantidas a tranquilidade da família e a segurança do Estado. O sexo regulamentado mantinha, no canto escuro do quarto dos pais, equilíbrio e harmonia de toda uma sociedade. Numa época em que o pensamento burguês atinge o seu ápice, em que o trabalho e a mão-de-obra são cada vez mais requisitados em vista de uma industrialização crescente, seria de se esperar que os mecanismos de poder tentassem sufocar o erotismo, regulamentar a sexualidade, varrer da literatura os corpos nus, vestindo-os com palavras de bom tom e figurinos de bom gosto. As pesquisas de sexualidade sob uma perspectiva política já demonstraram que trabalho e erotismo se opõem, que "renúncia e dilação da satisfação constituem pré-requisitos do progresso."

No entanto, num estudo cuidadoso do Realismo burguês brasileiro, percebe-se que também aí o erotismo não está ausente. Subliminar, talvez, em alguma poesia parnasiana, canalizado para diferentes situações no romance e teatro realistas, mas nunca ausente. Evidente (e muitas vezes esvaziado por uma verbalização excessiva) na poesia simbolista, subvertendo a ordem nas obras de caráter decadente, e regulamentado, analisado, classificado e controlado através da scientis sexualis naturalista. Disfarçado, na maioria das vezes, mas nunca ausente.

Afinal, mesmo em tempos em que o decoro controlava os discursos o erotismo não poderia optar por desaparecer, já que ele existe na base de qualquer trabalho de arte, como existe na base da vida. Araripe Júnior, crítico da época, já havia pressentido isso, quando afirmou ser o "amor, ou melhor, a função genésica o elemento propulsor e inconsciente de toda e qualquer manifestação artística", e o eco de suas palavras pode ser ouvido em diversos perseguidores de Eros, como Bataille: "a poesia leva ao mesmo ponto que cada forma do erotismo, à indistinção, à confusão de objetos distintos. Ela nos leva à eternidade, nos leva à morte, e, através da morte, à continuidade: a poesia é a eternidade".

O que pretendo, ao trilhar os caminhos de Eros nos diversos movimentos do Realismo burguês brasileiro, vai, portanto, um pouco além da simples constatação de sua existência nesse período. Estende-se à análise de seus discursos, à pesquisa de seus disfarces, ao desvendar de suas máscaras, numa época em que as máscaras eram necessárias para que Eros pudesse falar.


Texto de Lúcia Castello Branco retirado do livro Eros Travestido - um estudo do erotismo no realismo burguês brasileiro, Editora UFMG, Belo Horizonte, 1985.

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