domingo, 7 de outubro de 2012

Zizi Possi

                   Mauro Ferreira  

 " O tempo não para e, no entanto, ele nunca envelhece ", já  disse o mestre Caetano Veloso nas vozes de Gal Costa e Roberto Carlos. A voz laminada de Maria Izildinha Possi - Zizi, para o público brasileiro - tem atravessado o tempo sem perder o brilho. Paulista nascida artisticamente em Salvador (Bahia), onde aos 19 anos começou sua caminhada artística cantando músicas da dupla Roberto e Erasmo Carlos, Zizi chamou a atenção do público pela primeira vez com sua dilacerante interpretação de " Pedaço de Mim ". Nascia nacionalmente uma estrela em meio à constelação revelada no final dos anos 70. Muitas caíram como meteoritos e Zizi ficou. E, se ela permaneceu, não foi apenas pela afinação de sua voz platinada de soprano. Sempre antenada com os bons compositores da MPB, Zizi mostrou logo nos seus primeiros trabalhos que olhava o futuro sem esquecer do passado. Coerente, sempre reservou espaços nos seus discos para atualizações de clássicos como " Nunca ". Ao mesmo tempo, deu sua leitura quase instantânea para as saudáveis novidades das paradas, gravando pérolas como " Meu Bem Querer " e " Como Uma Onda ", logo após seus lançamentos. E assim se passaram dez anos. Na sua década de PolyGram, Zizi soube renovar seu trabalho sem deteriorá-lo. A cantora que, em 1989, recriou em ritmo de bossa nova a balada jazzística " You've changed " (" Quem Diria ", na versão de Nelson Motta) é tão íntegra quanto a (quase) novata intérprete que, em 1980, frequentou as paradas radiofônicas com a virtuosa interpretação da bela " Meu Amigo, Meu Herói ". O autor da composição, Gilberto Gil, seria, aliás, parcialmente responsável pela volta de Zizi ao play-list das rádios, em 1987, ano em que a voz macia da cantora cantou " A Paz " com sucesso nacional

Sucesso, porém, nunca foi encarado como meta por Zizi e, sim, como consequência do trabalho bem-feito. E da vontade de experimentar. Primeira intérprete a gravar músicas de Eduardo Dusek (registrou " Ave " no seu primeiro disco), Zizi viajou no lirismo romântico de " Eu Velejava Em Você ", jóia do então promissor Dusek. Três anos mais tarde, gravaria a refinada " Luíza " - obra-prima de Tom Jobim - em  homenagem à filha do mesmo nome, na época recém-nascida.

Famosa como cantora, Zizi tem também um menos conhecido lado dramático, exercitado por ela nos tempos em que cantava nos bailes da vida de Salvador (participou como atriz, cantora, compositora e pianista do musical " Marilyn Miranda " - trampolim para o seu reconhecimento artístico no Sul do País). Irmã do conceituado diretor teatral José Possi Neto, essa paulistana do Brás, nascida em março de 1956, brilhou também ao desvendar os véus melódicos e poéticos de " O Circo Místico ", tema da obra homônima, idealizada pela dupla Chico Buarque e Edu Lobo.

Dentro dessa diversidade de repertório (seus discos nunca foram dominados por um determinado estilo de compositor), Zizi construiu uma discografia rica, que soma dez discos gravados na PolyGram. Ela soube ser pop sem ser banal e, mais que do que isso, soube dar uma virada posterior em direção a um estilo mais cool, denso e contido - a tônica de seus últimos trabalhos. Como o tempo descrito por Caetano Veloso, o trabalho de Zizi Possi não para e nunca envelhece. É que ele é o reflexo da alma de uma artista que tem, acima de tudo, personalidade. 

Algumas observações para contextualizar o que foi escrito!
Este texto foi escrito por Mauro Ferreira para a contracapa de uma das primeiras coletâneas da carreira de Zizi Possi intitulada " Personalidade ",  lançada em 1991, tanto é que o autor faz um trocadilho ao finalizar suas palavras. 

Corrigindo e atualizando: a música " Ave " de Eduardo Dusek foi gravada no segundo disco dela, e não no primeiro como ficou registrado. A gravadora "PolyGram" hoje é a  "Universal Music".

DISCOGRAFIA: 

1978 - Flor do Mal
1979- Pedaço de Mim
1980- Zizi Possi
1981- Um Minuto Além
1982- Asa Morena
1983- Pra Sempre e Mais Um Dia
1984- Dê Um Rolê
1986- Zizi
1987- Amor & Música
1989- Estrebucha Baby
1991- Sobre Todas as Coisas
1993- Valsa Brasileira
1996- Mais Simples
1997- Per Amore
1998- Passione
1999- Puro Prazer 
2001- Bossa
2005- Pra Inglês Ver... e Ouvir 

Nenhum comentário:

Postar um comentário