quinta-feira, 25 de julho de 2024

O ser e o nome

 Homossexualidade ou homossexualismo? Homossexual ou gay? Uma discussão sobre o uso da melhor palavra


Tim Cook, presidente executivo da Apple, escreveu em ensaio na Bloomberg Businessweek, de novembro de 2014: "Apesar de nunca ter negado minha sexualidade, nunca a reconheci publicamente, até agora. Então deixe-me ser claro: tenho orgulho de ser gay, e considero que ser gay é um dos maiores dons que Deus me deu."

Ignorando as incontáveis manifestações de estupidez gloriosa inspiradas pelo assunto, como as leis que criminalizam e condenam à morte homossexuais em pelo menos cinco países islâmicos, o manifesto de Cook pode inspirar uma pequena discussão de natureza semântica.

A palavra "homossexualismo" foi proscrita da literatura médica nacional desde que o Conselho Federal de Psicologia deixou de classificar as relações homoafetivas como doença, distúrbio ou perversão. Isso ocorreu em 1985. O que aliás, já tinham feito a Associação Americana de Psiquiatria e a Associação Americana de Psicologia dez anos antes. Essas entidades e os especialistas preferem o substantivo "homossexualidade", desprovido - segundo interpretações - do teor psiquiátrico. Muitos gays acha, que mesmo "homossexualidade" e "homossexual" são estigmatizantes, daí preferirem "gay", palavra surgida em 1969 em New York como termo que se poderia chamar de politicamente correto e livre de estigmas.

Sectarismos

O fato é que se ampliou em esferas homossexuais uma forte repulsão à palavra "homossexualismo" para definir a prática da relação amorosa entre indivíduos do mesmo sexo. A maioria prefere a palavra "homossexualidade". Dizem alguns dos que repudiam o uso de "homossexualismo" que esse termo induz ao erro porque o sufixo "-ismo" indica a presença de um agente tóxico, como: absintismo, alcoolismo, ergotismo, eterismo, hidrargirismo, iodismo.

Uma pequena tolice sectária. Porque "-ismo" indica também movimentos sociais, ideológicos, políticos, opinativos, religiosos e personativos: atletismo, comunismo, cristianismo, feminismo, heroísmo, islamismo, judaísmo, marxismo, modismo, socialismo, tropicalismo. Sem contar neologismos ou nem tanto: getulismo, juscelinismo, janguismo, lulismo, lulopetismo, petismo, malufismo e outros.

Claro que aos vocábulos de matriz político com frequência se atribui certa dose de malignidade (palavra, aliás, terminada em "-idade" e proveniente de "mal", da má qualidade das coisas.

Nada contra respeitar as convicções das comunidades gays e a decisão das entidades médicas e psicoterapêuticas, que aboliram a palavra "homossexualismo" de seu vocabulário e agora utilizam "homossexualidade", embora por razões discutíveis.

Ofensa

De todo modo, homossexualismo, homossexualidade e homossexuais são palavras bem formadas e, como a maioria delas, dependerão do contexto em que forem usadas e da entonação com que forem ditas, para soar ou não ofensivas.

Mesmo "gay", proposta para substituir "homossexual" de qualquer sexo supostamente primário, por ser isenta de ranço, sempre dependerá da contextualização para ecoar bem ou não aos ouvintes ou leitores.

E daí? Daí se conclui que cada um vive como pode e quer com as denominações que preferir por sua natureza, e ninguém tem nada com isso, a não ser as pessoas interessadas. De passagem, convém lembrar também que é impróprio falar em "preferência sexual", "opção sexual" ou "escolha sexual", porque a sexualidade não decorre de escolha, opção, preferência, mas de tendência, de natureza, de combinação, de composição ou estrutura genética, como reconhecem os sábios da área.

Em relação à nomenclatura adequada a cada fenômeno, claro que dicionários não precisam nem devem expressar ideologia nem tomar partido já que são apenas registros do vocabulário. Por isso o Houaiss registra com a neutralidade que convém aos dicionários:

HOMOSSEXUALISMO: (substantivo masculino) a prática de relação amorosa e/ou sexual entre indivíduos do mesmo sexo; mesmo que homossexualidade. Obs.: por oposição a heterossexualismo.

HOMOSSEXUALIDADE: (substantivo feminino) condição de homossexual; homossexualismo. Obs.: por oposição a heterossexualismo.

Não que a discussão semântica - ou sob qualquer aspecto - precise se restringir ao significado quase sempre neutro exposto pelos dicionários. Mas pode ser um bom começo.


Texto de Josué Machado retirado da revista Língua Portuguesa, Ano 9, número 116, Junho de 2015, Editora Segmento, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário