sábado, 14 de janeiro de 2012

Ouvir Tem Consequências

                                     Carl Rogers


Quando verdadeiramente ouço uma pessoa e os significados que lhe são importantes naquele momento, ouvindo não simplesmente suas palavras mas ela mesma, e quando lhe demonstro que ouvi seus significados pessoais e íntimos, muitas coisas acontecem. Há, em primeiro lugar, um olhar agradecido. Ela se sente aliviada. Quer falar mais sobre seu mundo. Sente-se impelida por um novo sentido de liberdade. Torna-se mais aberta ao processo de mudança.

Tenho notado frequentemente que quanto mais profundamente ouço os significados desta pessoa, mais acontecerá. Quando uma pessoa percebe que foi profundamente ouvida, quase sempre fica com os olhos marejados. Acho que na verdade ela está chorando de alegria. É  como se estivesse dizendo: " Graças a Deus, alguém me ouviu. Alguém sabe o que significa estar na minha pele ". Em tais momentos, tenho tido a fantasia de um prisioneiro em um cárcere, transmitindo dia após dia uma mensagem em Código Morse: " Alguém está me ouvindo aí? Há alguém aí? " E finalmente, um dia escuta toques dizendo: " Sim ". Esta simples resposta o liberta da solidão. Ele se tornou de novo um ser humano.

Há muitas, muitas pessoas vivendo em cárceres privados hoje em dia, pessoas que não deixam transparecer nada do lado de fora, onde você tem que escutar com muita atenção para ouvir a fraca mensagem vinda de dentro do cárcere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário