sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ouvir Profundamente

                             Carl Rogers


Creio que sei por que me é gratificante ouvir alguém. Quando ouço realmente alguém, isso me coloca em contato com ele, isso enriquece minha vida.
Foi ouvindo gente que aprendi tudo o que sei sobre pessoas, sobre personalidade, sobre relações interpessoais.

Há uma outra satisfação especial em ouvir realmente alguém: é como ouvir a música das estrelas, pois por trás da mensagem imediata de uma pessoa, qualquer que seja essa mensagem, há o universal. Escondidas sob as comunicações que realmente ouço, parece haver leis psicológicas ordenadas, aspectos da mesma ordem que encontramos no universo como um todo. Assim, existem ao mesmo tempo a satisfação de ouvir esta pessoa e a satisfação de sentir o próprio eu em contato com uma verdade universal.

Quando digo que gosto de ouvir alguém, estou me referindo evidentemente a uma escuta profunda. Quero dizer que ouço as palavras, os pensamentos, a tonalidade dos sentimentos, o significado pessoal, até mesmo o significado que está abaixo da intenção consciente do interlocutor. Em algumas ocasiões, ouço, na mensagem que superficialmente não é muito importante, um grito humano profundo, desconhecido e enterrado muito abaixo da superfície da pessoa.

Assim, aprendi a me perguntar: sou capaz de ouvir os sons e sentir a forma do mundo inteiro desta outra pessoa? Sou capaz de refletir tão profundamente o que ela está dizendo, a ponto de sentir os significados que ela teme mas gostaria de comunicar, bem como aqueles que ela conhece?

Nenhum comentário:

Postar um comentário