sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Quando alguém não me entende

                                Carl Rogers

Fico terrivelmente frustrado e preso dentro de mim quando tento expressar algo que eu sou em profundidade, que faz parte de meu próprio mundo interno e privado, e a outra pessoa não entende. Quando me arrisco a tentar compartilhar algo que é muito pessoal com uma outra pessoa e quando isso não é aceito ou entendido, vivo uma experiência muito esvaziadora e muito solitária. Cheguei à conclusão de que uma experiência como esta torna algumas pessoas psicóticas. Isto leva-as a perder a esperança de que alguém possa entendê-las. Depois que perderam essa esperança, seu mundo interno, cada vez mais estranho, passa a ser o único onde podem viver. Não podem mais viver qualquer experiência humana compartilhada. Entendo-as porque sei quando tento compartilhar um sentimento meu, pessoal, precioso, e quando esta comunicação se defronta com uma avaliação, uma necessidade de comprovação, uma distorção de sentido, reajo com indignação: " para que tudo isso? " Em tais momentos, sabemos o que significa estar só.

Assim como vocês podem perceber a partir do que eu disse até aqui um ouvir criativo, ativo, sensível, acurado, empático, sem julgamento, é para mim imensamente importante numa relação. É importante para mim proporcioná-lo. Tem sido muito importante, principalmente em certo períodos de minha vida, recebê-lo. Sinto que cresço dentro de mim mesmo quando o proporciono. Tenho a certeza de que cresço e me sinto aliviado e valorizado quando recebo este tipo de escuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário