domingo, 11 de outubro de 2020

A Descoberta

- Bom dia. Eu sou o pai do Buscapé.

- Do Buscapé?

- Do Otávio.

- Ah, do Otávio. Pois não.

- Ele é um demônio.

- Eu sei. Quer dizer, não. Ele é um menino, vamos dizer, hiperativo.

- "Hiper" é pouco.

- Eu não acho que...

- Por favor. Não precisa se constranger. Eu sou o pai e sei. Ele é um demônio.

- É.

- E é sobre isso que eu queria lhe falar.

- Ele contou que eu gritei com ele na aula...

- Não, não. Isso ele nem nota. Está acostumado. É que a mãe dele está preocupada.

- Eu não me preocuparia. Todas as crianças são hiperativas nessa fase. O Buscapé... O Otávio só é um pouco mais do que as outras. A sua senhora não deve...

- Mas ela está preocupada com outra coisa.

- O quê?

- O Busca não para de ler.

- Não para de ler? Mas isso é ótimo.

- Desde que começou a ler, anda sempre com um livro debaixo do braço. Quando a gente estranha o silêncio dentro de casa, vai ver é ele não fazendo barulho. Está atirado no chão, soletrando um livro, muito compenetrado.

- Mas eu não vejo qual o problema.

- É a mãe dele que... Bom, ela sente falta.

- Do quê?

- Da agitação do Busca. Ela não está acostumada, entende? A ter um intelectual em casa. Outro dia até brigou com ele.

- Por quê?

- Ele estava quieto demais. Ela gritou: "Eu não aguento mais. Quebra alguma coisa!"

- Mas eu não entendo o que eu posso...

- Bom, se a senhora pudesse, sei lá. Não digo desencorajar o Busca. Só dizer que ele não precisa exagerar.

- Mas ele está descobrindo o mundo maravilhoso dos livros. Isso é formidável.

- É, só que a gente fica, não é?, com um certo ciúme. 


Conto de Luis Fernando Veríssimo retirado do livro O Santinho, Coleção Literatura em minha casa, Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário