sábado, 6 de janeiro de 2024

10 Castelos Mal-Assombrados

 Há fantasmas em fortalezas de três continentes


01- Edimburgo - Escócia: Fortaleza militar do século 12, é conhecido como o castelo mais mal-assombrado do país. O fantasma do duque Alexander da Albânia, aprisionado nos calabouços, vaga por lá, acreditam. Lady Glamis, acusada de bruxaria em 1537 e queimada viva, supostamente ainda ronda os quartos. Soldados franceses e vítimas da Peste Negra são outros espectros.

02- Chillinglam - Inglaterra:  Em 1297, o líder escocês William Wallace atacou o local e ateou fogo à abadia, incinerando mulheres e crianças. Um panfleto de 1925, da Condessa de Tankerville, já fazia referência a almas penadas que habitam o castelo. A mais famosa, o "menino azul", pertence a um pajem incumbido de entregar documentos confidenciais à Armada Espanhola.

03- Houska - República Tcheca: Construído no século 13, sob ordens do regente da Boêmia Ottokar II, foi erguido para preencher uma falha geológica profunda que os moradores acreditavam ser um portal para o inferno. E, 1930, o local foi usado para experimentos nazistas. É onde supostamente há diversas aparições fantasmagóricas e demoníacas.

04- Belcourt - Estados Unidos: Foi encomendado em 1891 por um milionário para ser usado como residência de verão. Não há fantasmas no local, que é palco de atividades paranormais. Reúne artefatos como um coche que balança sozinho e uma armadura que, se acredita, solta um grito todo mês de março, época em que o antigo dono morreu com uma lança atravessada no olho.

05- Brissac - França: Com mais de sete andares e 200 salas remonta ao século 11, quando era residência dos condes de Anjou. No século 15, o castelo foi renovado pelo ministro Pierre de Breze. Seu filho o herdou e mudou-se para lá com a esposa, Charlotte, que tinha  reputação de infiel. Ela desapareceu, mas seus gemidos ecoam pelos corredores até hoje, de acordo com a lenda.

06- Bardi - Itália: Construído no século 9 para conter invasões húngaras, a fortaleza tem uma história digna de Shakespeare. A filha do dono apaixonou-se por um capitão. Esperando seu retorno, avistou o exército inimigo e optou por se matar. Na verdade, eram os locais, que usavam as cores dos derrotados para vangloriar-se. Ao ver o corpo da noiva, o capitão se matou.

07- Drags Holme - Dinamarca: Do século 12, abrigaria mais de uma centena de espectros. Um deles, o Lorde de Bothwell, foi aprisionado ali. Outro fantasma possui história mais trágica: a filha do dono do castelo foi cimentada viva como punição por amar um plebeu. Em 1930, um esqueleto foi achado. O vestido era igual ao de uma menina por vezes avistada a noite nos corredores.

08- Moosham - Áustria: Palco de centenas de decapitações, foi construído pelos regentes de Salzburgo no século 13. Entre 1675 e 1690, na histeria da caça às bruxas, pessoas foram julgadas e executadas ali, e é dito que muitas delas permanecem no lugar. Por volta de 1800, moradores da região registraram casos de mutilação de animais nas imediações do edifício.

09- Warwick - Inglaterra: Construído no século 10, foi palco de diversas batalhas durante a invasão normanda da Inglaterra. Um dos donos do castelo, sir Fulke Greville, foi assassinado em 1628 por seu empregado. Segundo a lenda, ele se materializa do seu retrato em noites frias. Além disso, um grande  cachorro negro de olhos vermelhos ronda o local.

10- Himeji - Japão: O castelo existe desde 1346, mas foi no século 17 que começou a maldição. A serva Okiku era apaixonada pelo nobre local. Quando descobriu uma conspiração para assassiná-lo ela revelou os planos. O arquiteto do golpe, por vingança, acusou-a de ter roubado um dos pratos do senhor. Foi torturada e seu corpo jogado no poço do castelo.


Texto sem autoria identificada e retirado da revista Aventuras na História, Ano 12, número 3, Edição 139, Fevereiro de 2015, Editora Caras, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário