quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Crítica Positiva

                           Caco de Paula
                                      Amigo é quem, com compaixão e sabedoria,
                                      ajuda o outro a enxergar melhor a si mesmo.

                                  Amor, meus amigos têm razão. Aqui, por escrito, pareço muito mais amoroso do que quando estou aí ao seu lado, desferindo aqueles golpes verbais, que às vezes machucam. Aqui, pareço mais sensato, espiritual, tranquilo. De corpo presente, às vezes sou hormonal, impulsivo - e quase sempre falo mais do que precisava falar. Aqui, vou me tornando refém deste personagem que se deslumbra com sabedorias. Com você, tropeço na incoerência, torno-me imprevisível, causo desapontamentos. Aqui, por escrito, escolho as palavras, edito meus pensamentos. Aí, sou mais real, às vezes cruel. E nem sempre percebo isso. Que bom é ter amigos que nos mostram como somos humanos, imperfeitos humanos, demasiadamente humanos.
                                  Deveríamos agradecer todos os dias por ter quem discorde de nós e nos critique. Verdadeiros amigos fazem isso. São espelhos reais. Quem não se vê como realmente é flutua por aí, fora de órbita. É muito fácil inflar como um balão e perder o contato com o chão. Conta-se que um grande imperador, quando chegava vitorioso de suas batalhas e era carregado em triunfo pelo povo, fazia-se acompanhar de um escravo, encarregado de dizer-lhe no ouvido algo que o impedisse de ser hipnotizado por toda aquela louvação: " Você é calvo, barrigudo, está envelhecendo e um dia irá morrer ". Esse incisivo choque de realidade funcionava como um eficiente antídoto contra o ego inflado.
                                   Talvez estivesse faltando um pouco desse antídoto para mim. Assim, você haveria de compreender que eu não digo certas coisas por mal. Talvez, como acontece na maioria das vezes, tenha dito apenas para não perder a piada. Insensatez. Quando o que nos domina é a mente afiada, a agilidade verbal, a vaidade de nos sentirmos inteligentes e implacáveis, podemos ser muito cínicos e cruéis. Em alguns ambientes pretensiosamente intelectualizados, esse cinismo chega a ser estimulado e confundido com bom humor - quando na verdade é uma arma afiada pronta pra ferir, demonstrar desprezo, destilar mágoa, explodir em raiva.
                                  Que bom seria se pudéssemos agir mais com o coração. Há um desafio aí, um equilíbrio que nem sempre se consegue manter. E uma oportunidade para entender melhor o que é compaixão. Compaixão não é ter piedade, misericórdia, dar tapinhas nas costas do outro, indulgentemente. Compaixão é sentir o que o outro sente e, às vezes, quando preciso, é dizer ao amigo umas verdades. Como meus amigos já me disseram. Eles também agiram com sabedoria. Apenas a sabedoria, sem compaixão, também seria insuficiente. Ainda que fosse a mesma verdade, ela viria de uma forma cortante, dura e fria. Assim, ouvi o que tinha de ouvir, mas o que me foi dito chegou de maneira amorosa, com coração tocando coração. Espero também poder ser um bom amigo para os amigos. Espero agir com compaixão e sabedoria. Não só aqui, enquanto escrevo estas palavras, mas também aí, quando estiver com você. Talvez eu seja capaz de resistir à piada fácil e à esgrima verbal.

Este texto é Dedicado a Você! Eu sei que você não vai lê-lo pois desconhece este espaço. De qualquer maneira, teria sido o que eu gostaria de dizer, mas que você não quis escutar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário