Sempre que Dadá tem lição de casa, a família toda tenta ajudar. Dessa vez, ele tinha de fazer uma pesquisa sobre as batatas. Como a batata é um vegetal e todo vegetal é um ser vivo e biólogos estudam seres vivos, ele logo foi pedir ajuda ao irmão mais velho, Guto, que está na Faculdade de Biologia:
- Está bem, Dadá, eu te ajudo - respondeu Guto. - Anota aí: as batatas são o que a gente chama de tubérculos, que são uma espécie de armazém de alimento para as plantas. Mas eu não vou te dar todas as informações, só algumas dicas. Procure a relação das batatas com a Irlanda, as Solanaceae, os incas, a Tia Camila e o Machado de Assis.
Dadá anotou as dicas e perguntou:
- Mas o que a Tia Camila tem a ver com as batatas?
- Ah... Isso você tem de descobrir! - respondeu o Guto, todo misterioso.
O primeiro lugar que Dadá pesquisou foi a enciclopédia que ele tem em casa. Logo, ele achou o que queria:
"Solanaceae é uma família de plantas cujas flores, geralmente roxas, possuem cinco pétalas. As plantas dessa família podem ser encontradas no mundo inteiro; podem ser arbustos, árvores ou moitas baixas. Entre os representantes desta família mais importantes para o homem estão as espécies de batata, tomate, berinjela, pimentão, pimenta, jiló e tabaco. Suas flores vistosas atraem, principalmente, insetos que se alimentam do pólen ou néctar, os frutos são geralmente dispersos por aves." Ele anotou rapidinho todas as informações que achou interessantes e, quando estava indo procurar outras coisas, dona Júlia, que lia um livro na sala, perguntou:
- Dadá, o que você está pesquisando?
- Estou procurando informações sobre a batata. - respondeu Dadá. - Mãe, você conhece um tal de Machado de Assis?
- Conheço, e muito bem! Já li quase todos os livros dele. Ele viveu no começo do século 19 e é um dos maiores escritores brasileiros! Por acaso, eu estou lendo Quincas Borba, um conhecido livro de sua autoria.
- E ele já escreveu um livro sobre as batatas? - perguntou Dadá.
- Não, por quê? - respondeu dona Júlia, estranhando a pergunta.
- O Guto disse que ele tinha algo a ver com elas!
A mãe abriu um sorriso e respondeu:
- Eu já sei o porquê! Acabei de ler essa frase no livro: "Ao vencedor, as batatas!"
- O quê? disse
Nenhum comentário:
Postar um comentário