terça-feira, 30 de junho de 2020

Comportamento Geral

Você deve notar que não tem mais tutu
E dizer que não está preocupado
Você deve lutar pela xepa da feira
E dizer que está recompensado
Você deve estampar sempre um ar de alegria
E dizer: "Tudo tem melhorado"
Você deve rezar pelo bem do patrão
E esquecer que está desempregado

Você merece
Você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba e amanhã, seu Zé
Se acabarem o teu carnaval?

Você deve aprender a baixar a cabeça
E dizer sempre: "Muito obrigado!"
São palavras que ainda te deixam dizer
Por ser homem bem disciplinado
Deve, pois, só fazer pelo bem da nação
Tudo aquilo que for ordenado
Pra ganhar um fuscão no juízo final
E diploma de bem-comportado

Você merece
Você merece
Tudo legal, tudo vai mal
Cerveja, samba e amanhã, seu Zé
Se acabarem o teu carnaval?

Você merece
Você merece
Tudo vai mal, tudo legal
Cerveja, samba e amanhã, seu Zé
Se acabarem o teu carnaval

Você merece
Você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba e amanhã, seu Zé
Se acabarem o teu carnaval?

Você merece, você merece
Você merece, você merece
Tudo vai mal, tudo vai bem
Tudo vai bem, tudo vai mal, mas... você merece

Música do CD Planeta Fome, de Elza Soares, lançado em 2019.

Na Contramão do Mundo

Na contramão do mundo
Ideias podemos ouvir
Objetivos claros
Que já não querem discutir
Mentes que não conversam não
Que não concordam entre si
Quero entender a vida
Porque querem mentir
Palavras tão incertas
Querem fazer a guerra
Tão inseguros de si
E matam pra se distrair
Planejam uma vida
Vida individualista
O mundo, uma bola de gude
Que eles querem conduzir
Eu só quero entender porque
Porque querem agir assim
Mas um dia isso acaba
E tudo fora em vão
Querem sujar suas mãos de sangue
Para lograr uma ambição sem fim
Mas um dia isso acaba
E tudo fora em vão
Na contramão do mundo
Querem fazer a guerra
Tão inseguros de si
Que já não querem discutir

Palavras tão incertas
Que não concordam entre si
Quero entender a vida
Que eles querem conduzir
Eu só quero entender porque
Porque querem agir assim
Mas um dia isso acaba
E tudo fora em vão
Querem sujar suas mãos de sangue
Para lograr uma ambição sem fim
Mas um dia isso acaba
E tudo fora em vão

Música de Myrella Nascimento, do seu CD Tempoética, lançado em 2011.

Construção

Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego...
Amou daquela vez como se fosse o último
Beijou sua mulher como se fosse a única
E cada filho seu como se fosse o pródigo
E atravessou a rua com seu passo bêbado
Subiu a construção como se fosse sólido
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
Tijolo com tijolo num desenho lógico
Seus olhos embotados de cimento e tráfego
Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
Bebeu e soluçou como se fosse máquina
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
E tropeçou no céu como se ouvisse música
E flutuou no ar como se fosse sábado
E se acabou no chão feito um pacote tímido
Agonizou no meio do passeio náufrago
Morreu na contramão atrapalhando o público...
Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado
Morreu na contramão atrapalhando o sábado...

Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir
Deus lhe pague
Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir
Pela fumaça desgraça que a gente tem que tossir
Pelos andaimes pingentes que a gente tem que cair
Deus lhe pague...
Pela mulher carpideira, pra nos louvar e cuspir
E pelas moscas bicheiras a nos beijar e cobrir
E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir
Deus lhe pague

Música de Chico Buarque que deu título (Construção) ao seu então LP de 1971. Citação de Deus lhe Pague, do mesmo disco...

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Ensinar Português?

Comecemos a conversa, a meio caminho entre o sério e o cômico (também trágico), imaginando um diálogo. Alguém chega e pergunta a um professor de Português...
- Ensina-se mesmo Português, esta língua que a gente usa todo o dia?
- É claro, em escolas do primeiro ao terceiro graus. Há aulas de Português, portanto...
- A quem se ensina Português?
- Ora, além de estrangeiros interessados, ensina-se principalmente a brasileiros...
- ... que já falam Português!... Ah! Então eles não falam Português?!
- Bem, claro que falam, desde crianças...
- Ah! Entendi... Existem duas línguas com o mesmo nome "Português", uma nacional, natural, que todo mundo já nasce falando e uma outra, estrangeira, que é preciso ir à escola aprender...
- ... epa, pera aí! Num é bem assim... Desculpe-me, deixe-me começar novamente a frase:um momento, você está equivocado, este assunto não é exatamente como você está colocando.
- Ué, isto que você acabou de me falar está nessa língua estrangeira?
- Claro que não, pô! Você não entendeu?
- Entendi... Soou um pouco estranho, mas até que bonito. Você fala assim na sua casa, também?
- Claro que não, somente em alguns lugares e com algumas pessoas.
- Ah! Então você troca de língua como troca de roupa, às vezes mais chique, outras mais esportivo, outras mais popular...
- Sim, claro! Você não quer que eu vá falar com o Diretor daquela indústria ali, por exemplo, mal vestido e falando de qualquer jeito, não?
- Como assim?
- Ora, se eu vou falar com um cara tão importante, preciso falar corretamente, palavras bonitas e gramaticalmente bem colocadas...
- ... mesmo se você vai lá pra dizer pra ele que os salários estão horríveis, que tá todo mundo passando fome, que enquanto ele viaja de Mercedes, você anda a pé, que a indústria dele joga todo dia esse cheiro de bosta no nariz de todo mundo...
- Ô meu, para né?! Você já tá baixando o nível... É claro que você precisa falar direitinho... Até pra reclamar...
- Ah!... Então é por isso que se ensina Português... Para as pessoas aprenderem a falar direitinho com os patrões!
- Não simplifica, né?! Não é só isso, não.
- Tem mais?
- Claro, por exemplo. Se você não souber falar e escrever direito, corretamente, você não arranja um bom emprego, não consegue passar num concurso, nem uma boa colocação...
- Poxa, agora estou entendendo melhor; pra arranjar um bom emprego a língua que a gente usa não serve...
- Serve sim, mas só pra coisinhas, conversinhas banais, mas pra subir na vida, ganhar bem, não!
- Ah! Entendi. Então esses milhões de desempregados que estão por aí foram despedidos porque não sabiam escrever e falar corretamente! Eles não podem voltar pra escola?
- Ô meu. Lá vem você de novo com questões que não dizem respeito ao ensino de Português... Quando esses caras quiserem novamente emprego, eles vão ter que saber Português...
- Então você poderia abrir um cursinho de Português para desempregados!
- Vê se não goza, vá!
- Agora me lembrei; você é professor de Português, não é?
- Sou.
- Então você sabe Português perfeitamente, não?
- Claro. Tenho diploma, cursos de aperfeiçoamento, trabalhos publicados, etc...
- Ah! Quer dizer que você deve ganhar superbem, não? Fiquei até com vontade de fazer um curso de Letras...
- Bem... Não é bem assim, você sabe, ehr, hum, ahn... O Estado paga mal...
- ... não quero te deixar chateado, mas sabe, o Diretor daquela indústria que você mostrou agorinha, não sabe falar Português nenhum, nem aquele vulgarzinho, nem esse da escola... E ele ganha muito mais que nós todos juntos...
- Pô, você tá um saco hoje. Vamos mudar de assunto...
- ... não querendo te gozar, mas você que sabe tantos tipos de Português, pode arranjar um bom emprego lá. Assim, conforme a categoria da pessoa que vai ser mandada embora, você vai lá e explica pro sujeito na língua dele. Garanto que eles ficarão menos chateados...
- Chega, meu!
- Tá legal. Mas me lembrei de outra coisa. Um vizinho meu foi procurar emprego de office-boy e deram um teste de gramática pra ele, cheio de perguntas sobre orações subordinadas, colocação de pronomes, onde vai a vírgula, os tempos verbais, um monte de coisas, tudo isso pra ganhar metade de um salário mínimo.
- E ele passou?
- Nem sei direito. Parece que tinha uns mil na fila...
- Poxa, então devem ter selecionado só os muito bons! Tá vendo? Se ele tivesse sido meu aluno...
- É mesmo... Sabe que um amigo meu foi contratado numa indústria prum cargo ótimo, com chofer, mordomias, ordenado altíssimo, tudo mais, e nem fez teste de Português?
- Ah... é?
- As únicas coisas que ele teve que demonstrar era que ele ia ser um Diretor bom, obediente e fazer tudo para o bem da empresa...
- ... bem, ele não precisou fazer teste de Português porque decerto só no contrato já perceberam que ele era uma pessoa educada.
- Ah! Então só se fala bem nas boas famílias? ... Que é uma boa família?
- Você sabe, não se faça de bobo! Você, por exemplo, é de uma boa família, todo mundo é educado, leem bastante, têm muita cultura...
- ... têm dinheiro para comprar livros, frequentar faculdades, fazer mil cursinhos...
- ... então, é isso aí uma boa família...
- ... mas os mais ricos são os que menos leem, estudam, só tem tempo para ganhar e gastar...
- ... mas continua sendo uma boa família...
- Então, já sei! Boa família é uma família com dinheiro, bastante dinheiro... que pena... em nosso país há pouquíssimas boas famílias e milhões de péssimas...
- Pô, você não aguenta mesmo levar um papo sério, vem logo ironizando, exagerando, radicalizando... Parece que você ainda é adolescente... Gente imatura é que é assim, rebelde, enxergando só um lado das coisas... Tudo tem seu lado ruim e seu lado bom.
- Bem, tá legal, mas me diga só uma outra coisa. Você dá aulas, ou melhor, vende aulas em duas escolas, uma particular, e outra, estadual. O Português que você ensina é o mesmo, numa e noutra?
- Claro que é, o Português é uma língua só, todo mundo tem que falar igual.
- Quer dizer que os alunos das duas escolas são iguais, aprendem tudo igualzinho?
- Não. É evidente que não! Na escola estadual, onde dou aula à noite, eles vêm cansados, trabalharam o dia inteiro, quase dorme na aula; não têm tempo de ler, estudar, não têm base, vão passando de ano sem saber nada...
- E daí?
- ... eu tenho que dar um curso mais fraco, ensinar menos coisas, dar mais bases e...
- E na escola particular?
- Ah! Lá é diferentes. Eles leem muito mais, já vêm com muitas informações, o curso anda bem, eles falam e escrevem bem...
- ... então suas aulas na escola estadual são mais baratas, você capricha menos, usa menos material e...
- Pera aí, não é isso, não... Eu quero que os meus alunos cheguem até onde estão os alunos ricos, que eles consigam acompanhar o meu curso, que na escola particular tem um nível mais alto...
- Ah! Agora entendi bem... Você acha que a língua dos ricos é melhor e que os alunos mais pobres devem se esforçar para chegar lá, onde estão aqueles, é só falar e escrever; bem, o resto não é necessário...
- Não, não, também é necessário que eles saibam muitas outras coisas sobre a sociedade, a vida, etc, etc... Mas isso não é problema meu... Isso é com o professor de História, de Estudos Sociais.
- Puxa! Já vi que você pode entender muito de Português, mas não entende quase nada de Educação... Nesse ponto, você está no mesmo ponto do seu aluno que não sabe ler...
- Bem. Chega! Não quero mais papo com você hoje; está muito agressivo e complicado...
- Ah!...
- Agora, falando um pouco mais sério...

A língua é produzida socialmente. Isto que dizer que a sua produção e reprodução é fato cotidiano, localizado no tempo e no espaço da vida dos homens: uma questão dentro da vida e da morte, do prazer e do sofrer. Numa sociedade, como a brasileira, que por sua dinâmica econômica e política divide e individualiza as pessoas, isola-as em grupos, distribui a miséria entre a maioria e concentra os privilégios nas mãos de poucos, a língua não poderia deixar de ser, entre outras coisas, também a expressão dessa mesma situação.

Miséria social e miséria da Língua confundem-se e uma engendra a outra, formando o quadro triste da vida brasileira, vale dizer, o quadro deprimente da fala brasileira. A economia desumana praticada no Brasil mata antes de nascer milhares de futuros falantes. A taxa de mortalidade infantil no Brasil é uma das maiores do mundo. A voz de milhares de brasileiros é calada antes mesmo de conseguir dar o primeiro choro. Mas alguns ainda conseguem chegar até os dois anos e aí apropriar-se de um instrumental importante, a Língua, a Linguagem. Para esses, começa uma nova luta. Uma boa parte não terá muito tempo para falar, pois no mercado da miséria, alguns cruzeiros a mais no salário representarão certamente alguns anos a mais de vida. Por exemplo: segundo o IBGE, 1984, para quem ganha até 1 salário mínimo, a esperança de vida é de 54,8 anos, mas para quem ganha mais de 5 salários mínimos, a esperança de vida aumenta para 69,6 anos. Portanto, salários mínimos a mais representam anos de vida a mais.

Vemos que conseguir falar, hoje, já é uma proeza fantástica para a multidão que não desfruta das riquezas econômicas (que ela mesma produz). Agora, a pergunta que se segue é "esses sobreviventes conseguem falar"? Não meramente grunhir uns sons para suprir necessidades básicas, mas falar mesmo, dizer o mundo, suas vidas, seus desejos, prazeres, dizer coisas para transformar coisas, dizer o seu sofrimento e suas causas, dizer o que fazer para mudar, lutar. Pobres falantes! O seu trabalho não tem palavras, tem ferramentas e isolamento. É um trabalho mecânico, infeliz, repetido, ao lado dos companheiros, mas longe deles, sua conversa é como a máquina, a enxada. Em pequenos intervalos permitem-lhe abrir a boca para comer a ração diária que  lhe mal repõe as energias para durar aqueles 30/35 anos que lhe deu a graça de ter nascido do lado errado do rio.

Chegando em casa, esgotado, mal ouve as palavras domésticas ditadas pela TV ou gritadas pelos filhos, o rebanho doméstico, peças de futuras reposições. Se tem sorte, chega cedo, pode ouvir a vida nas novelas, no mundo dos auditórios. Ele, ela, pobretões, podem ouvir. De posse do instrumento Língua, eles não podem usá-lo integralmente. À maioria é permitido ouvir, não falar. O professor do ouvir é a TV, monopólio e concessão do Estado e das empresas privadas. A TV é professora antiga, autoritária, só fala, fala, nunca ouve. O aluno, espectador, é também aquele antigo, passivo, conformado, só ouve. A TV é como uma escolinha, a cada horário corresponde uma série, de acordo com o "desenvolvimento mental do aluno". Quanto mais cedo o horário, mais primária a programação, mas a quantidade dos alunos/espectadores é imensa. Com o subir das séries muda o nível do programa, os espectadores também. E assim, nas últimas séries/programas a evasão é enorme, há poucos alunos. Só que a educação é a inversa da escola, pois aqui se trata de prazer: sobram os que a sociedade já selecionou que podem ouvir e ver qualquer coisa, pois não vão fazer nada, seus estômagos estão tranquilos, sua vida arrumada.

É claro que comer é importante, e no Brasil todos comem. Verdade? Alguns comem muito, outros nada. Ora, ouvir, entendendo, e falar, fazendo-se entender, são habilidades estreitamente ligadas ao desenvolvimento mental, vale dizer, relacionadas à alimentação, principalmente nos primeiros anos de vida. Também nessa área o Brasil é triste. Sua população é, na maioria, mal alimentada, desnutrida, doente. Podendo deduzir, então, que somente uma pequena quantidade de pessoas tem condições naturais de falar, pensar e usufruir de literatura, poesia, textos importantes, teatros, cinema.

E a escola? Muitas vezes ela esquece que a educação é um problema social e encara-o como problema cultural, pedagógico. Sem o menor respeito pelas condições de vida de seus frequentadores impõe-lhes modelos de ensino e conteúdo justamente produzidos para conservação dessa situação injusta, indecente, que esboçamos anteriormente. Sem fazer a crítica verdadeira, histórica, do saber que coloca aos alunos, a escola considera todo e qualquer conteúdo válido, muitas vezes baseado em preconceitos, ignorâncias, verdades incontestáveis, dogmáticas. E assim vemos muitos professores de Português, tragicamente, ensinando análise sintática a crianças mal alimentadas, pálidas, que acabam depois de aulas onde não faltam castigos e broncas, condicionadas a distinguir o sujeito de uma oração. Estas crianças passarão alguns anos na escola sem saber que elas poderão acertar o sujeito da oração mas nunca serão o sujeito das suas próprias histórias. A menos que...

Texto de Milton José de Almeida.

domingo, 28 de junho de 2020

De La Amistad

Y un joven dijo: "Háblanos de la amistad".

Y é respondió:

"Vuestro amigo es la respuesta a vuestras necesidades.

El es el campo que sembráis con amor y cosecháis con agradecimiento.

El es vuestra mesa y el fuego de vuestro hogar.

Porque os acercáis a él con vuestro hambre, y le buscáis sedientos de paz.


Cuando vuestro amigo os manifieste su pensamiento, no temáis el "no" en vuestra cabeza, ni retengáis el "sí".

Y cuando él permanezca en silencio, que vuestro corazón no deje de oír su corazón.

Porque en la amistad, todos los pensamientos, todos los deseos, todas las esperanzas nacen y se comparten con gozo y sin alardes.

Cuando os alejéis de vuestro amigo, no sintáis dolor.

Porque lo que más amáis en él quizá esté más claro en su ausencia, igual que la montaña es más clara desde el llano para el que quiere subirla.

Y no permitáis que haya en la amistad otro interés que el que os lleve a profundizar en el espíritu.

Porque el amor que no busca más que la revelación de su propio misterio no es amor, sino una red tendida que sólo recoge la pesca inútil.


Que lo mejor de vosotros sea para vuestro amigo.

Si ha de conocer el flujo de vuestra marea, que también conozca su reflujo.

Porque, qué amigo sería aquel que tuvierais que buscaros para matar las horas?

Buscadlo para vivir la horas.

Porque existe para colmar vuestra necesidad, no vuestro vacío.

Y haced que en la dulzura de la amistad haya risa e placeres compartidos.

Porque en el rocío de las cosas pequeñas, el corazón encuentra su alborada y se refresca."

Del libro "El Profeta", de Gibrán Jalil Gibrán, traducción de Mauro Armiño. Biblioteca Edaf.

sábado, 27 de junho de 2020

Desde Quando

Já não dói mais, porque enfim eu te encontrei
Se te vejo eu sinto mil coisas de uma vez
Veja se busquei, veja se busquei
Tenho tanto que aprender
Tudo o que tenho é o seu olhar

Das lembranças saem brisas a bailar
Minhas loucuras que eu insisto em demonstrar
Veja se busquei,  veja se busquei
Tenho tanto para amar
Vejo portas que eu tranquei
Que abrem somente uma vez
Me perco aos poucos

Desde quando eu tive te esperando
Desde quando estou buscando
Palavras do pensamento e vou sonhando
Te buscando em um milhão de auroras
Me cubra e me namora
E nem sabes que eu possa ir embora
Pode parecer atrevimento, é puro sentimento
Diga, por favor, teu nome?

Eu te levo pelas ruas a correr
Muito longe pra ver o sol acender
Se pergunto bem, se pergunto mal
Tenho tanto pra oferecer
Abro portas que alguém fechou
E não busco mais sentido a minha dor
Vou me enlouquecendo aos poucos

Desde quando eu tive te esperando
Desde quando estou buscando
Palavras do pensamento e vou sonhando
Te buscando em um milhão de auroras
Me cubra e me namora
E nem sabes que eu possa ir embora
Pode parecer atrevimento, é puro sentimento
Diga, por favor, teu nome
E não me deixe louco

Desde quando eu tive te esperando
Desde quando estou buscando
Palavras do pensamento e vou sonhando
Te buscando em um milhão de auroras
Me cubra e me namora
E no fim quando te encontrei
Estava tão só

Música de Alejandro Sanz e versão de Mr. John, com gravação apenas digital deste.

Conto Erótico da Língua Portuguesa

Era a terceira vez que aquele substantivo e aquele artigo se encontravam no elevador. Um substantivo masculino, com um aspecto plural, com alguns anos bem vividos pelas preposições da vida. E o artigo era bem definido, feminino, singular: era ainda novinha, mas com um maravilhoso predicado nominal. Era ingênua, silábica, um pouco átona, até ao contrário dele: um sujeito oculto, com todos os vícios de linguagem, fanático por leituras e filmes ortográficos.

O substantivo gostou dessa situação: os dois sozinhos, num lugar sem ninguém ver e ouvir. E sem perder essa oportunidade, começou a se insinuar, a perguntar, a conversar. O artigo feminino deixou as reticências de lado, e permitiu esse pequeno índice.

De repente, o elevador para, só com os dois dentro: ótimo, pensou o substantivo, mais um bom motivo para provocar alguns sinônimos. Pouco tempo depois, já estavam bem entre parênteses, quando o elevador recomeça a se movimentar: só que em vez de descer, sobe e para justamente no andar do substantivo. Ele usou de toda a sua flexão verbal, e entrou com ela em seu aposto. Ligou o fonema, e ficaram alguns instantes em silêncio, ouvindo uma fonética clássica, bem suave e gostosa.

Prepararam uma sintaxe dupla para ele e um hiato com gelo para ela. Ficaram conversando, sentados num vocativo, quando ele começou outra vez a se insinuar. Ela foi deixando, ele foi usando seu forte adjunto adverbial, e rapidamente chegaram a um imperativo, todos os vocábulos diziam que iriam terminar num transitivo direto.

Começaram a se aproximar, ela tremendo de vocabulário, e ela sentindo seu ditongo crescente: se abraçaram, numa pontuação tão minúscula, que nem um período simples passaria entre os dois. Estavam nessa ênclise quando ela confessou que ainda era vírgula: ele não perdeu o ritmo e sugeriu um longo ditongo oral e, quem sabe, talvez, uma ou outra soletrada em seu apóstrofo.

É claro que ela se deixou levar por essas palavras, estava totalmente oxítona às vontades dele, e foram para o comum de dois gêneros. Ela totalmente voz passiva, ele voz ativa.

Entre beijos, carícias, parônimos e substantivos, ele foi avançando cada vez mais: ficaram uns minutos nessa próclise, e ele, com todo o seu predicativo do objeto, ia tomando conta dela inteira. Estavam na posição de primeira e segunda pessoas do singular, ela era um perfeito agente da passiva, ele todo paroxítono, sentindo o pronome do seu grande travessão forçando aquele hífen ainda singular.

Nisso a porta abriu repentinamente. Era o verbo auxiliar do edifício. Ele tinha percebido tudo, e entrou dando conjunções e adjetivos nos dois, que se encolheram gramaticalmente, cheios de preposições, locuções e exclamativas.

Mas ao ver aquele corpo jovem, numa acentuação tônica, ou melhor, subtônica, o verbo auxiliar diminuiu seus advérbios e declarou o seu particípio na história. Os dois se olharam, e viram que isso era melhor do que uma metáfora por todo o edifício. O verbo auxiliar se entusiasmou, e mostrou o seu adjunto adnominal.

Que loucura, minha gente. Aquilo não era nem comparativo: era um superlativo absoluto. Foi se aproximando dos dois, com aquela coisa maiúscula, com aquele predicativo do sujeito apontando para seus objetos. Foi chegando cada vez mais perto, comparando o ditongo do substantivo ao seu tritongo, propondo claramente uma mesóclise-a-trois. Só que as condições eram estas: enquanto abusava de um ditongo nasal, penetraria ao gerúndio do substantivo, e culminaria com um complemento verbal no artigo feminino.

O substantivo, vendo que poderia se transformar num artigo indefinido depois dessa, pensando em seu infinitivo, resolveu colocar um ponto final na história: agarrou o verbo auxiliar pelo seu conectivo, jogou pela janela, e voltou ao seu trema, cada vez mais fiel à língua portuguesa, com o artigo feminino colocado em conjunção coordenativa conclusiva.

Esta foi uma redação feita por uma aluna do curso de Letras da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Recife, que obteve vitória em um concurso interno promovido pelo professor titular da cadeira de Gramática Portuguesa. Antes do Acordo Ortográfico!!

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Republicação do Abaporu - versão masculina


A fonte de inspiração do famoso quadro Abaporu de Tarsila do ...

Menino

Me agarro nesse menino, que tem os olhos tranquilos
Os olhos mais lindos, a boca aguada de tamarindo

Me agarro nesse menino, que tem os dias sadios
Que é peixe no rio, que é bicho acuado sem meus carinhos

Me agarro nesse menino, que tem o campo cerrado
Um baio selado e fogoso esperando por meus domingos

Me agarro nesse menino, com cola, com visgo de figo
Que brinca comigo, enquanto meus filhos estão dormindo

Será que ele cresce?
Me faz pouco caso
E um dia me esquece?

Preciso desse menino, que tem na sua algibeira
Segredos e chaves, que abrem porteiras pros meus caminhos

Preciso desse menino, de sua água de mina
Que lava meus dias e os deixa quarando num sol a pino

Preciso desse menino, que tira ouro do milho
Da vida o destino, com seu canivete cor de alumínio

Preciso desse menino, que eu carrego aqui dentro
Sem ele eu perco todo encantamento por ter crescido

Será que ele cresce?
Me faz pouco caso
E um dia me esquece?

Música de Ivan Lins e Vitor Martins, que faz parte do CD Anjo de Mim, lançado em 1995.

Anjo de Mim

O meu amor
Vida pulsar
Dentro de mim

Meu quero mais
Meu querer bem
Meu querubim

Anjo de mim
Me faz amor
Abraçadinho

Meu coração
Começo e fim
Meu pôr-de-mim

O meu amor
É meu luar
Em noite Jobim

É tanto céu
Dedo de Deus
Em meu caminho

Porto de mim
Meu sol, meu ar
Meu tudo enfim

Água é do mar
Como eu sou teu
Cuida de mim

Me leva, me leva

Música de Ivan Lins e Vitor Martins que dá título ao CD Anjo de Mim, lançado em 1995.