domingo, 24 de outubro de 2010

O Pote Rachado

 
                Um carregador de água na Índia, levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessado em seu pescoço.
                 Um dos potes tinha uma rachadura. Enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe, o outro chegava apenas com a metade da água.
                 Foi assim por dois anos, diariamente: o carregador entregando um pote e meio de água na casa do chefe.
                 Claro que o pote estava orgulhoso de suas realizações.
                 Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas metade do que ele havia designado a fazer.
                 Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem, um dia a beira do poço:
                 - Estou envergonhado e quero pedir-lhe desculpas.
                 - Por que? perguntou o homem.
                 - De quê você está envergonhado?
                 - Nestes dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade de minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor.
                 - Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho e não ganha o salário completo dos seus esforços, disse o pote.
                  O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão, falou:
                  - Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho.
                   De fato, a medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou as flores selvagens ao longo do caminho, e isto lhe deu certo ânimo.
                   Mas ao final da estrada, o pote rachado ainda se sentia mal porque tinha a metade e de novo, pediu desculpas ao homem por sua falha.
                   Disse, então, o homem ao pote:
                   - Você notou que pelo caminho só havia flores do seu lado? Eu, ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele e lancei sementes de flores no seu caminho. E cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava... Por dois anos, eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça a sua casa.
                  Então...

(desconheço a autoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário