quinta-feira, 28 de julho de 2022

O segredo da Vó Maria/ Beatriz

    Outro dia, eu estava na casa da vovó Maria e, enquanto ela assistia à novela, aproveitei para brincar em seu quarto. Estava brincando de cabeleireira de minhas bonecas na penteadeira da vó quando vi pelo espelho o velho guarda-roupa onde eram guardado os lençóis e as toalhas. Sempre tivera vontade de abrir aquele móvel. Fui até ele, escancarei a porta e vi que era grande, tão grande que eu podia até entrar e sentar em seu interior. E foi o que fiz. fechei a porta por dentro e tudo ficou escuro e em silêncio, um silêncio abafado que me isolou do resto da casa. Fui me ajeitando entre os lençóis e as toalhas. Tateando no escuro descobri uma lâmpada bem pequena e consegui acendê-la. Vi então duas gavetinhas com puxadores de metal. Tentei abri-las, mas estavam emperradas, como se não fossem usadas há muito tempo. Precisei usar toda minha força para conseguir puxar uma delas. A primeira coisa que vi lá dentro foi um envelope com uma carta e uma foto de meu avô Pedro quando era moço. Eu tinha uma vaga lembrança dele, velhinho, magro e alto. Uma lembrança distante, porque quando ele morreu eu era muito pequena. Tentei ler a carta, mas não entendi a letra, toda enfeitada. Como os antigos escreviam diferente! Só entendi o final: "... com afeto e saudades, Pedro, 1928". Acho que era uma carta de amor para a minha vó, escrita há 70 anos!

    Logo depois, achei um bolo de fotos de gente que nunca ouvi falar. As pessoas pareciam de cera. As fotos eram todas em marrom e branco, e estavam desbotadas, algumas rasgadas. As mulheres de chapéu e os homens de bengala. As crianças bem penteadas: as meninas com fitas no cabelo e os meninos com o cabelo repartido de lado. Foi estranho pensar que hoje esses meninos e meninas deviam estar velhinhos iguais à minha vó.

    Continuei remexendo a gaveta que era bem comprida e funda. Não podia ver direito as coisas porque a lampadinha a toda hora se apagava. Eu só podia sentir os objetos com as mãos. Foi num desses momentos de escuridão que peguei um saquinho pequeno, que parecia de veludo e era bem leve. Dentro dele senti que havia papéis enroladinhos como se fossem canudinhos e amarrados com uma fita. Quando enfim consegui acender de novo a lâmpada, vi que os canudinhos eram pedaços de papel amarelados, roídos pelo tempo e pelas traças. A fitinha era velha, toda desfiada. Fui desenrolando um dos canudinhos com muito cuidado, pois tinha medo que se rasgasse. Nesse primeiro papelzinho estava escrito, com letra de criança, o seguinte:

Segredo de Amabília

Tenho um segredo que ninguém pode saber:

tenho medo do escuro.


    Era o segredo de uma criança que vivera em outro tempo, bem distante, e que eu nem sabia quem tinha sido. Será que esse Amabília era uma irmã da vó? Uma prima? Uma amiga? Resolvi fechar esse primeiro segredo enrolando devagar o papel. Em seguida, abri todos os outros, um a um.

Segredo da Henrieta

Detesto a tia Adélia. Principalmente quando vem nos beijar.

Ela tem cheiro de naftalina.


Segredo da Giulia

Gosto do primo Tadeu. Mas ninguém pode saber disso nunca!


Segredo da Maria

Tenho um esconderijo secreto na minha casa: é dentro do

guarda-roupa de lençóis e toalhas. Lá eu passo horas e ninguém me encontra.

Acendo a lanterninha e leio os livros de histórias que eu mais gosto.


    Tomei uma susto. Não sei, a única coisa que fiz foi guardar aqueles velhos segredinhos dentro do saquinho de veludo, apagar a lâmpada e sair de fininho daquele guarda-roupa cheio de histórias.

    Depois disso, toda vez que olho pra vó Maria tenho vontade de contar que descobri o segredo dela. Mas logo desisto, porque agora o segredo também é meu.

Beatriz.


Olha, será que ela é moça

Será que ela é triste

Será que é o contrário

Será que é pintura o rosto da atriz

Se ela dança no sétimo céu

Se ela acredita que é outro país

E se ela só decora o seu papel

E se eu pudesse entrar na sua vida


Olha, será que é de louça

Será que é de éter

Será que é loucura

Será que é cenário

A casa da atriz

Se ela mora num arranha-céu

E se as paredes são feitas de giz

E se ela chora num quarto de hotel

E se eu pudesse entrar na sua vida


Sim, me leva para sempre Beatriz

Me ensina a não andar com os pés no chão

Para sempre é sempre por um triz

Ah! Diz quantos desastres tem na minha mão

Diz se é perigoso a gente ser feliz


Olha, será que é uma estrela

Será que é mentira

Será que é comédia

Será que é divina a vida da atriz

Se ela um dia despencar do céu

E se os pagantes exigirem bis

E se um arcanjo passar o chapéu

E seu eu pudesse entrar na sua vida


Conto de Carla Caruso retirado da Revista Nova Escola, Fundação Vitor Civita, Editora Abril, Outubro de 1998. 


Música Beatriz, de Chico Buarque & Edu Lobo gravada originalmente no então LP O Grande Circo Místico por Milton Nascimento e lançado pela Gravadora Som Livre em 1983. A Gravadora Velas relançou a obra em CD no ano de 1993. Zizi Possi ficou encarregada de interpretá-la no Songbook de Chico Buarque, abrindo o Volume 2 dos 8 Volumes lançados  e organizados por Almir Chediak para a Lumiar Discos em 1999. Zizi regravou a canção com um arranjo um pouco diferente em seu CD intitulado Puro Prazer de 1999 acompanhada apenas pelo piano de Jetter Garotti Júnior e lançado pela Universal Music.

Nenhum comentário:

Postar um comentário