domingo, 20 de outubro de 2024

Escolas Normais

 A Etimologia popular que explica o "normal" das antigas instituições preparatórias de professores


São instituições destinadas à formação de professores. Surgiram no Brasil em 1835, a primeira instalada em Niterói, no Rio de Janeiro. A justificativa para a sua criação era a de que os antigos mestres-escolares, os professores da época, não estavam preparados para a prática docente.

Foi na Alemanha, no início de século 19, que os ensinamentos inspirados em Pestalozzi, iniciaram movimento em favor de preparação de professores para o ensino primário, daí surgindo uma educação em bases nacionais privilegiando a formação dos mestres.

A primeira instituição com o nome de Escola Normal funcionou na França, mas foi Frederico II da Prússia (Alemanha) que, terminada a Guerra dos Sete Anos, decidiu instituir um novo sistema educacional no qual o ensino fosse obrigatório e houvesse "normas" para a formação dos professores.

Nesse campo, vastíssimo e fascinante, destaque entre nós para iniciativas pioneiras de Anísio Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro, que plantaram preciosas sementes para as novas gerações. Elas floresceram e frutificaram, mas ainda não chegaram ao ponto ideal. Continuamos caminhando com fé e perseverança mas, quanto mais avançamos, maior o sesquipedal desafio - cujo pote de mel, aliás, está a nosso alcance. Pena que ainda distante, apesar da emanação de seu delicioso aroma...


Texto de Márcio Cotrim retirado da revista Língua Portuguesa, Ano 9, número 101, Março de 2014, Editora Segmento, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário