sábado, 8 de janeiro de 2022

Oxóssi

 Oxóssi é um orixá muito popular no Brasil e em Cuba, embora seu culto esteja praticamente extinto na África. É o deus responsável pela caça e pela manutenção da tribo.


Muitos africanos do Ketu que cultuavam Oxóssi chegaram ao Novo Mundo como escravos, após a região ter sido invadida pela tropas do rei Daomé. No Candomblé, ele se tornou o rei da nação Ketu e é muito popular na Bahia. Na Umbanda ele é o patrono da linha dos caboclos.

Oxóssi é o orixá responsável pela caça e protetor dos caçadores. Em muitas expedições, ele  descobria regiões que eram favoráveis à plantação. Nesses locais ele fundava vilarejos onde mantinha uma grande autoridade sobre as pessoas que se estabeleciam no local.

Conta-se que nas antigas tribos da África cabia ao caçador, além de penetrar o mundo além da aldeia e descobrir locais novos para o grupo, trazer tanto a caça como também folhas medicinais. Dessa forma, Oxóssi também passou a simbolizar a transmissão de conhecimento devido às suas descobertas.

O combate cotidiano de Oxóssi está nas matas, onde caça animais com o intuito de abastecer as tribos. Embora seja um caçador, ele não aprova a matança pura e simples, a caça predatória, pois considera que a morte de animais deve ter como objetivo a alimentação dos humanos ou os rituais aos orixás. Dessa forma, uma de suas responsabilidades é garantir a vida dos animais para que eles possam ser caçados no momento oportuno.

Oxóssi é conhecido como o "caçador de uma flecha só", pois consegue atingir o seu alvo com grande precisão. Conta a lenda que, certa vez, um pássaro maligno ameaçava a tribo e Oxóssi era o único caçador que ainda tinha uma flecha para abatê-lo. Todos os outros caçadores haviam errado o alvo e perdido todas as suas flechas. Conta-se que Oxóssi atirou contra o pássaro e salvou toda a aldeia.

Oxóssi é calmo, tranquilo e paciente, enquanto seus irmãos Exú e Ogum têm temperamentos opostos. Ele representa a firmeza de propósito, a determinação, a objetividade e a concentração. Em seus devotos, ele age espiritualmente, eliminando seus defeitos e despertando suas qualidades.

Na Bahia ele é sincretizado com São Jorge e no Rio de Janeiro com São Sebastião. Quinta-feira é o dia da semana que lhe é consagrado. Seus iniciados usam colares de contas azul-esverdeadas. Suas danças imitam os gestos da caça, da perseguição do animal e do atirar da flecha. Seu símbolo é, como na África, um arco e flecha em ferro forjado.


Arquétipo


O arquétipo de Oxóssi é o de pessoas observadoras, ágeis, espertas, rápidas, alertas e em movimento. O forte sentido de responsabilidade faz com que se preocupem com o bem-estar da família e com o sustento da tribo. Inovadoras, não temem mudanças de qualquer tipo, mesmo aquelas que envolvem a casa ou o trabalho. Gostam de realizar trabalhos que possam ser feitos de forma independente, sem a participação de muitas pessoas. Em suas atividades profissionais necessitam de silêncio e concentração. Além de respeitarem o espaço de cada um, não têm o hábito de prejulgar qualquer situação ou pessoa.


Retirado da revista Sexto Sentido Especial - Orixás, Mythos Editora, São Paulo, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário