terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Ossain

 Ossain é o orixá que detém todos os segredos das folhas e de seus preparos, sem esse conhecimento, nenhuma cerimônia aos orixás pode ser realizada.


Ossain é o deus das plantas medicinais e litúrgicas. Sua importância é essencial, pois ele sabe os mistérios e os poderes das ervas, a forma como devem ser utilizadas e as palavras de poder que despertam seus poderes secretos nos rituais aos deuses. Ele é o detentor do axé (poder, vitalidade, energia e força), de que nem mesmo os orixás podem privar-se. Esse axé encontra-se em folhas e ervas específicas. As folhas nascidas das árvores e as plantas constituem uma emanação direta do poder  sobrenatural da terra fertilizada pela chuva (água-sêmen). Dessa forma, o poder das plantas são múltiplos e usados para diversos fins. Muitas lendas afirmam que, devido ao seu conhecimento, Ossain fazia com que os outros orixás dependessem dele em todos os cultos.

As áreas consagradas a Ossain são os pequenos recantos, onde apenas os sacerdotes podem entrar. Nesses locais, as plantas crescem de maneira selvagem.

Ossain é considerado o orixá da cor verde, do contato mais íntimo com a natureza. Seu domínio estende-se particularmente às folhas, nas quais corre o seu sumo. Graças a esse domínio, Ossain é figura marcante porque o "sangue dos vegetais" é usado em todos os rituais importantes.

Ele é o orixá a quem se pede ajuda para diferentes problemas, seja a doença, sejam os encantamentos. Alguns dizem que ele vive na floresta de Aroni, um anãozinho semelhante ao saci-pererê, que tem uma única perna e fuma permanentemente um cachimbo feito de casca de caracol.

Outras lendas dizem que, da mesma forma que outros magos, Ossain vive sozinho, em estreita e diária ligação com as plantas, como um misterioso e solitário ermitão.

No Brasil, os filhos de Ossain usam colares de contas verdes e brancas. Sábado é o dia consagrado a ele. O ritmo dos seus cantos e das danças é particularmente rápido, saltitante e ofegante.


Arquétipo


O arquétipo de Ossain é o de pessoas equilibradas, que não permitem que suas simpatias e antipatias pessoais intervenham em suas decisões ou influenciem suas opiniões sobre o universo à sua volta. Não é introvertido, mas também não faz muita questão de convívio social. Reservado, não intervém em questões que não lhe digam respeito. Existe sempre uma certa aura de mistério envolvendo sua história passada. Muitas vezes, podem ser julgados individualistas por não se preocuparem com o que acontece fora da sua esfera. São pessoas meticulosas que não se deixam levar pela pressa. Geralmente não gostam de trabalhar em conjunto e o fazem apenas quando o trabalho em grupo pode gerar o resultado esperado. A religiosidade e seus aspectos ritualísticos despertam seu interesse, assim como os costumes e tradições.


Texto retirado da revista Sexto Sentido Especial - Orixás; nº 46, Mythos Editora, São Paulo, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário