segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Vai já pra dentro, menino!

 Vai já pra dentro, menino!

Vai já pra dentro estudar!

É sempre essa lengalenga

quando o que eu quero é brincar...


Eu sei que aprendo nos livros,

eu sei que aprendo no estudo,

mas o mundo é variado

e eu preciso saber tudo!


Há tanto pra conhecer,

há tanto pra explorar!

Basta os olhos abrir,

e com o ouvido escutar.


Aprende-se o tempo todo,

dentro, fora, pelo avesso,

começando pelo fim,

terminando no começo


Se me fecho lá em casa,

numa tarde de calor,

como eu vou ver uma abelha

a catar pólen na flor?


Como eu vou saber da chuva,

se eu nunca me molhar?

Como eu vou sentir o sol,

se eu nunca me queimar?


Como eu vou saber da terra,

se eu nunca me sujar?

Como eu vou saber da gentes,

sem aprender a gostar?


Quero ver com os meus olhos,

quero a vida até o fundo,

quero ter barro nos pés,

eu quero aprender o mundo!


Poema de Pedro Bandeira retirado do livro Palavras de Encantamento, da série Literatura em minha casa - Volume 1 - Poesias, Editora Moderna, São Paulo, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário