domingo, 3 de dezembro de 2023

Abraham Maslow

Conhecido como o "Pai Espiritual" da Psicologia Humanista, Abraham Maslow acreditava, assim como Rogers, que o ser humano tem um anseio inato para o crescimento positivo.


Primogênito de uma família judia russa que emigrou para os Estados Unidos, Maslow nasceu no Brooklin, em Nova Iorque, juntamente com outros seis irmãos. De acordo com a professora norte-americana Kendra Cereja (psychology.about.com), ele teve uma infância problemática, que o levou a se "refugiar" nos livros. Graduou-se em Direito e, mais tarde, abraçou a carreira que mais lhe agradava, a Psicologia, chegando ao doutorado pela Universidade de Wisconsin, em 1934.

Lecionou no Brooklyn College de 1937 a 1951, época em que era influenciado pelo psicólogo Max Wertheimer (que seguia a linha da Gestalt) e pela antropóloga Ruth Benedict. "Maslow acreditava que eles eram pessoas tão excepcionais, que começou a analisar e a tomar notas sobre o comportamento deles. Esta análise de base para as suas teorias e pesquisas sobre o potencial humano", conta a professora.

De acordo com ela, durante os anos 50, Maslow tornou-se um dos fundadores e principais incentivadores do movimento humanista. "Suas teorias, incluindo a hierarquia das necessidades, autorrealização e experiências de pico tornaram-se temas fundamentais desta nova visão que influenciou diversos segmentos da sociedade".

Sua teoria sobre as cinco hierarquias das necessidades - a famosa pirâmide - uma das mais populares, segundo a psicóloga, coloca nos níveis baixos as necessidades mais básicas, enquanto que as mais complexas estão localizadas no topo da pirâmide. Aquelas situadas na parte inferior, são requisitos físicos fundamentais para a sobrevivência: comida, água, sono e calor. Uma vez que o essencial na vida esteja atendido, as pessoas podem passar para o próximo nível de conquistas, que ele define como segurança: do corpo, emprego, recursos da moralidade, saúde e propriedade.

Para Maslow, segundo Cereja, as pessoas costumam progredir acima da pirâmide. Desta forma, suas ambições e desejos adquirem cada vez mais um caráter psicológico e social individual. Logo, "a carência de amor, amizade e intimidade tornam-se também importantes. Mais acima na pirâmide, a estima pessoal e os sentimentos de realização aparecem como propriedades. Assim como Carl Rogers, Maslow dá extrema importância à autorrealização, processo de crescimento e evolução que permite à pessoa desenvolver o potencial individual", finaliza.


Texto de Denise Berto retirado da Revista/Encarte Grande Ícones do Conhecimento, número 07, Mythos Editora, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário