quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Linha do tempo de Carl Rogers

1902 - Em 8 de janeiro, nasce Carl Ransom Rogers, em Oak Park, Illinois, Chicago, EUA. Ele era o quarto de seis filhos do casal Walter A. Rogers (engenheiro civil) e Julia M. Cushing (dona de casa, fiel seguidora da Igreja Pentecostal Cristã).

1914 - A família, muito religiosa, muda-se para uma fazenda nos arredores de Chicago, para afastar os filhos dos perigos da grande cidade.

1919 - Ingressa na Universidade de Wisconsin, para cursar Agronomia, a primeira opção de carreira escolhida em função da fazenda em que morava.

1921 - Muda do curso de Agronomia para o de História.

1922 - Viaja para a China, para participar do Word Student Christian Federation Conference, quando começou a duvidar de suas convicções religiosas. Para ajudá-lo a esclarecer a sua escolha de carreira, participou de um seminário intitulado Por que estou entrando no Ministério?

1924 - Gradua-se em História. Casa-se com Helen Elliot, muda-se para New York e começa a cursar Teologia no Union-Theological Seminary.

1925 - Muda-se para Vermont, onde faz um estágio com a função de pastor.

1926 - Nasce seu primeiro filho David Elliot Rogers. Transfere-se para o Teachers College da Universidade de Columbia. Deixa a carreira religiosa e começa a trabalhar com crianças, sob orientação de Leta Hollingworth. Seu primeiro emprego foi no Centro de Observação e Orientação Infantil, onde ficou durante doze anos, tendo chegado a ser diretor. Nos oito primeiros anos, absorveu-se num trabalho diagnóstico e aplacamento de casos de crianças delinquentes e desprovidas de qualquer assistência.

1927 - Gradua-se em Masters of Arts. 

1928 - Nasce sua segunda filha: Natalia Rogers. Ao terminar o mestrado em Psicologia, começa a trabalhar no Child Study Departament of the Society of the Prevention of Cruelty to Children, de Rochester.

1929 - Passa a dirigir o centro em que trabalhava e, no ano seguinte, é nomeado diretor, onde fica por 12 anos trabalhando com crianças.

1931 - Recebe o título de PhD em Psicologia Clínica pela Universidade de Columbia.

1935 - Começa a lecionar no Teacher's College da Universidade Rochester. Desse ano até 1940 fou professor na Universidade de Rochester.

1939 - Publica seu primeiro livro, O Tratamento Clínico da Criança-Problema, no qual relata o que tem de mais importante nas suas experiências até esse momento. O livro foi bem aceito e motivou a sua contratação como catedrático da Universidade do Estado de Ohio, sendo sua responsabilidade a disciplina "Técnicas em Psicoterapia".

1940 - Leciona psicologia clínica na Universidade de Ohio. Nesse ano, Rogers se deparou com fortes reações contrárias às suas ideias, quando expôs o seu pensamento numa conferência, na Universidade de Minnesota. Ele a intitulou "Novos conceitos em psicoterapia" e destacou que o alvo da nova terapia era ajudar o indivíduo a crescer de maneira que ele mesmo pudesse resolver as suas dificuldades e as que surgissem, de uma maneira muito mais integrada, baseada numa tendência que ele possui para o crescimento, a saúde e a adaptação. Por isso elegeu o dia 11 de dezembro de 1940 como a data de nascimento da Terapia Centrada no Cliente.

1942 - Publica seu segundo livro Psicoterapia e Consulta Psicológica (Counseling and Psychotherapy). Nele, fez um exame formal e sistematizado da sua abordagem de terapia.

1946 - É eleito presidente da Associação Americana de Psicologia.

1951 - Seu terceiro livro é lançado: Terapia Centrada no Cliente (Client-Centered Therapy) contém sua teoria formal sobre a terapia da personalidade e algumas pesquisas que culminaram com a sua abordagem. Rogers obteve reconhecimento profissional.

1956 - É eleito presidente da Academia Americana de Psicoterapeutas e recebe um prêmio da Associação Americana de Psicologia por (...) "ter desenvolvido um método original para descrever e analisar o processo terapêutico, por ter formulado uma teoria da psicoterapia e dos seus efeitos na personalidade e no comportamento, susceptível de ser testada, pela extensa e sistemática pesquisa para explicitar o valor do método e explorar e testar as implicações da teoria".

1961 - Seu maior sucesso literário "Tornar-se Pessoa" (On Becoming a Person) vende mais de 1 milhão de cópias.

1969 - Primeiro livro dirigido à Educação "Liberdade Para Aprender" (Freedom to Learn). 

1970 - Publica o ensaio "Grupos de Encontro" (On Encounter Groups).

1977 - Lançou outro livro, "Sobre o Poder Pessoal" (On Personal Power). Nesse ano, vem pela primeira vez ao Brasil, promover sua obra. Realiza uma série de workshops, é entrevistado pela revista Veja e acompanha a formação de grupos que aplicam a sua teoria. Desperta interesse de um grande número de pessoas: terapeutas e educadores, entre outros, que passam a ser seus seguidores. Publica também o ensaio "A Pessoa Como Centro".

1979 - Morre Helen, a grande companheira de sua vida. Após sua morte, Rogers dedicou-se ao trabalho espiritual, acreditando na integração do homem com o universo.

1980 - Lança "Um Jeito de Ser" (A Way of Being), onde fez uma retrospectiva da evolução de seu pensamento e atividades profissionais, o que refletiu nas mudanças de terminologia da sua obra: "Sorrio quando penso nos diversos rótulos que dei a esse tema no decorrer de minha carreira - Aconselhamento Não-Diretivo, Terapia Centrada no Cliente, Ensimo Centrado no Aluno, Liderança Centrada no Grupo. Como os campos de aplicação cresceram em número e variedade, o rótulo "Abordagem Centrada na Pessoa" parece ser o mais adequado", explicou.

1983 - "Liberdade para aprender nos anos oitenta" seu segundo livro voltado à Educação.

1987 - Rogers sofreu uma queda e teve de ser operado. Houve complicações na cirurgia; ele entrou em coma e seus filhos, atendendo a seu pedido já feito tempos antes, desligaram as máquinas que o mantinham vivo após o terceiro dia do coma. Ele faleceu aos 85 anos. No ano de sua morte, foi indicado ao prêmio Nobel da Paz, por seu trabalho com o conflito intergrupal nacional na África do Sul e Irlanda do Norte.


Datas organizadas por Ana Elizabeth Cavalcanti e retiradas da Revista/Encarte Grande Ícones do Conhecimento, número 07, Mythos Editora, São Paulo.

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