26 janeiro 2026

Viva em um mar de energia e luz!

Ao observarmos nosso mundo e tudo o que nos cerca, podemos considerar que vivemos mergulhados em um mar de energias e assim, tudo tem um campo de energia à sua volta: objetos, lugares, plantas, animais e seres humanos. Estes espaços de energia estão associados ao nosso padrão vibracional definindo o nível de saúde e bem-estar. Nos ambientes em que vivemos, vamos deixando impregnados os nossos padrões vibracionais: nossa casa, nosso armário ou mesa de trabalho são reflexos de nosso estado interior e de harmonia ou desarmonia física, psíquica e espiritual.

Imaginando o "astral" do ambiente de uma casa, na qual a família que ali habita, vive em clima de discussões e brigas ou lamentações e desânimo, compreendemos o quanto poderia ser agradável "curar" não só as angústias pessoais, como também os desconfortos impressos no ambiente. Isto explica porque nos sentimos bem ou mal quando entramos em um lugar. Nossa sensibilidade ativa o campo das percepções através de nossos sentidos. Sem ver ou ouvir, cheirar ou tocar, sentimos algo que nos anima ou invade nossa zona de conforto vibratório. Assim, estamos contagiados pelo otimismo ou por um súbito mau humor!

Nas empresas, o clima mental dos funcionários, a disposição vital e os fatores emocionais irão interferir nos resultados levando a um melhor desempenho de suas competências ou à estagnação de ideias e do próprio sucesso. O ambiente de trabalho dá claramente a visão de dupla mão: tanto o local interfere no rendimento quanto os funcionários interferem na alma do local das atividades. Escritórios entulhados ou escuros não podem gerar o mesmo tipo de sensação que os organizados.

O estado emocional e mental das pessoas de uma família ou funcionários de uma empresa vai "carimbando" o ambiente em um contágio progressivo, assim, anos de mágoas e ressentimentos pela vida, de palavras mal direcionadas, contextos de desânimo e falta de perspectivas podem gerar um ambiente depressivo, de fracasso e profundamente incômodo. Fazer uma boa limpeza em nossas casas ou ambiente de trabalho no aspecto físico é só o primeiro passo para criar um ambiente sadio e um espaço sagrado para quem ali trabalha ou vive. A etapa seguinte é a higienização do campo vibracional dos habitantes e do próprio campo energético do lugar.

Neste trabalho utilizo vários recursos fundamentados em uma visão holística assim como Essências Florais, Óleos Essenciais da Aromaterapia Terapêutica, Cromoterapia e princípios do Feng Shui. Primeiramente, procuro conhecer o local e seus habitantes. Um diagnóstico que conte com a conscientização e ponderação do estado a ser transformado permite avaliar o estado no qual encontra-se o ambiente. Ao tratá-lo, pessoas, animais, plantas e objetos captam essa nova atmosfera vibracional e passam também a ser assistidos pelas propriedades curativas dos instrumentos utilizados em seu campo energético.

A escolha, portanto, das essências florais, dos óleos essenciais, das cores e sons deve ser orientada de modo apurado, para que se alcance o objetivo desejado: alguns são considerados de uso comum para o bem-estar diário, enquanto outras serão determinadas de acordo com o quadro avaliado no diagnóstico.

Assim, considerando a cura dos aspectos físico, emocional, mental e espiritual passamos a uma observação do ambiente físico, tal como faríamos no corpo físico quando apresenta um sintoma: o ambiente pode ser frio demais, ou qu8ente demais, ou ter falta de luz; ter os objetos cheios de pó e esquecidos ali por algum tempo; ter plantas secas ou mortas. O som do ambiente é um convite a ficar ou a sair dele. A sua estrutura está são ou danificada. As cores atribuídas à decoração e os elementos presentes, texturas, nuances e sensações contribuem ou não para o equilíbrio complementar Yin/Yang.

Do mesmo modo, vamos avaliar os sintomas emocionais e mentais do ambiente: é um ambiente no qual há frequentes discussões, tristezas, sofrimentos, mau humor, disputas, ideias e sintomas negativos, pensamentos fixos de revolta, desamor, fracasso vingança? O tipo de atividade ali realizada: trabalho, estudo, alimentação também dá o tom dos aspectos a serem observados. O uso das essências florais e óleos essenciais em sprays é uma forma prática de aplicação. Pode-se borrifá-la pelo ambiente algumas vezes ao dia ou quando necessário. As sugestões do Feng Shui, ativando as áreas indicadas, são utilizadas em paralelo após o mapeamento do local.

Tudo o que nos cerca está ali por alguma razão, por alguma emoção e para ser cuidado por nós. Ao aspergir gotículas das essências florais, emantar um aroma renovador, deixar fluir os sons da natureza ou dar cor a nossos ambientes estaremos impregnando de amor tudo a nossa volta e então poderemos concluir que estaremos mergulhados em um mar de energia e luz!


Texto de Márcia Cristina Fernandes retirado da Revista Vida em Equilíbrio, Edição 6, Casa Dois Editora, São Paulo, Abril de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário