sábado, 12 de fevereiro de 2022

Ibejis

Ibeji é o orixá dos gêmeos, associado ao nascimento e à criatividade. Cada gêmeo é representado por uma imagem e, juntos, representam a dualidade.


    Ibejis são divindades gêmeas infantis e representam os irmãos, a infância, o momento em que a dependência da solidariedade é muito maior. Entre as divindades africanas, Ibejis indica a contradição, os opostos que caminham juntos. Eles demonstram que todas as coisas, em todas as circunstâncias, têm dois lados. Representam também a justiça que só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas, se os dois lados forem ouvidos. Por ser criança, é associado a tudo o que se inicia: a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano.

    É um orixá e tem seu próprio culto, obrigações e iniciação. Divide-se em masculino e feminino (gêmeos). No Oyó, como Erês (crianças), são ligados às qualidades de Xangô e Oxum. São protetores dos que tiveram problemas ao nascer e daqueles que perderam um irmão, no caso de gêmeos. Em algumas casas de culto são referidos como Erês, em outras são cultuados como Xangô ou Oxum crianças.

    Alguns mitos dizem que os gêmeos Ibejis eram filhos de Iemanjá e companheiros de brincadeiras de Logunedé e Ewá. Conta-se que, certo dia, quando brincavam na cachoeira, um dos irmãos acabou se afogando. O que sobreviveu se tornou muito triste e melancólico. Sua apatia foi tão grande que acabou perdendo o interesse pela vida. Ele pediu a Orunmilá que trouxesse seu irmão de volta. Penalizado com a situação, Orunmilá transformou a ambos em imagens de madeira e os deu de presente a Oxum.

    Outra lenda narra que os Ibejis eram filhos de Iansã, que foram abandonados por ela nas águas. Oxum os encontrou e os criou como se fossem seus próprios filhos. Desde então, passaram a ser saudados em todos os rituais dedicados a Oxum.

    Eles são sincretizados com São Cosme e São Damião e sua celebração é realizada no dia 27 de setembro. Nesse dia, mesas repletas de doces e comidas de crianças são oferecidas em honra aos Ibejis. Seu dia da semana é sábado e suas cores são rosa e azul.


Arquétipo


    O arquétipo dos Ibejis demonstra espíritos jovens, brincalhões e bem-humorados. São irreverentes e enérgicos, demonstrando, muitas vezes, uma certa inocência, pois não conseguem ver muita maldade nas pessoas ou em situações. Mesmo quando adultos, demonstram um espírito e aparência jovens. São solidários e sempre que possível estão prontos a auxiliar os que necessitam. Em seus relacionamentos são dependentes, quase sempre teimosos e possessivos. São cativantes e também fiéis às pessoas que conquistam sua confiança. Entretanto, magoam-se com facilidade por serem muito sensíveis.


Retirado da revista Sexto Sentido Especial: Orixás; Mythos Editora, São Paulo, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário