domingo, 23 de agosto de 2020

Passagem Para Pasárgada

O cara chega na estação rodoviária, dirige-se ao guichê de uma empresa:

- Me dá aí uma passagem.

- Pra onde?

- Pra Pasárgada. Vou-me embora pra Pasárgada.

- Sinto muito, fazemos linha somente no interior paulista. Não serve Botucatu?

- Não. Tem que ser pra Pasárgada.

- Então tente outra empresa. Quem sabe s São Jorge...?!

Tentou. Ao chegar no guichê da viação São Jorge, perguntou:

- Tem passagem pra Pasárgada?

- Pasárgada..., Pasárgada..., fica no estado de Goiás?

- Não sei, pode ficar...

- Peraí um pouquinho, tá?

O funcionário da empresa grita para o seu colega de trabalho:

- Ô João, Pasárgada fica em Goiás?

- Não, que eu saiba não.

O funcionário volta-se para o homem:

- Infelizmente não. Talvez fique no Mato Grosso do Sul. Tá vendo aquela empresa ali?

- Tô.

- Pode ser que...

O homem vai até lá. Espera alguns minutos na fila e finalmente:

- Pasárgada fica no Mato Grosso do Sul?

- Não. Ouvi dizer que é no Maranhão, pertinho de São Luís.

- Obrigado.

O homem dirige-se a uma empresa nordestina:

- Quero uma passagem pra Pasárgada.

- Tá maluco? Pasárgada fica perto de Sabará, Minas Gerais. A empresa Tiradentes é quem faz essa linha. Esta empresa só vai para o Nordeste.

Caminhou meio desanimado para a viação Tiradentes:

- O funcionário da empresa Padre Cícero me informou que Pasárgada fica próxima a Sabará. Me dá aí uma passagem.

- Ele deve ter-se enganado, meu senhor. Pasárgada é uma cidade paraense. Um amigo meu até já foi pra lá!

- Então quero uma passagem pro Pará.

- O senhor dirija-se àquela empresa ali. Nossos ônibus só vão até Minas Gerais.

Já cansado de tanto andar pela rodoviária, o homem não se deixa desanimar por completo:

- Quero uma passagem pro Pará.

- Belém?

- Não. Pasárgada.

- Pasárgada? Tem certeza?

- Tenho. Fui informado que Pasárgada fica no interior paraense.

- Não fica não. Há vinte anos que trabalho nesta empresa e nunca vendi uma passagem pra essa tal de Pasárgada. O senhor não confundiu Pará com Paraná?

- Pode ser... mas, o senhor tem certeza que não é no Pará?

- Tenho. Garanto pro senhor.

E qual é a empresa que vai pro Paraná?

- É aquela ali, tá vendo?

- Tô. Obrigado.

Quase sem voz o homem sussurra ao ouvido do vendedor:

- Quanto custa a passagem pra Pasárgada?

- Pasárgada fica no Brasil?

- Acho que fica.

- Se fica, pode ter certeza que não se encontra no Paraná! Que tal conhecer Foz do Iguaçu? Já viu as cataratas de perto?

- Obrigado, já conheço. Eu quero mesmo é ir pra Pasárgada.

Depois de percorrer todas as empresas, caminhou para a saída da rodoviária, mas reparou que não havia perguntado para aquela escondidinha ali no canto:

- Viação Sonhos do Poeta, às suas ordens.

- Quero ir pra Pasárgada, tem passagem?

- Sinto desapontá-lo, mas a empresa fechou essa linha.

- Por quê?

- Não deu lucro.

- Ué, eu ouvi dizer tanta coisa bonita sobre lá.

- Sim é verdade. Mas faz tempo que trabalho aqui e uma só pessoa foi para lá, por isso resolveram fechar.

- E quem foi?

- Um minutinho, deixa verificar no registro. Pasárgada..., Pasárgada..., tá aqui! Foi um tal de Bandeira, Manuel Bandeira. O senhor conhece?

- É, já ouvi falar, dizem até que ele era amigo do rei...

Conto de Alexandre Azevedo retirado do livro Que Azar, Godofredo! Atual Editora, 13ª Edição, 1998, Série Transas e Tramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário