quinta-feira, 10 de março de 2022

A Mamãe Leopoldina

Sou a senhora Leopoldina

locomotiva muito faceira,

solto fumaça, fico zangada,

vou chique-chique pela estrada.


Ando nervosa, nervosa eu fico,

dou o meu grito quando apito!


Pois o meu filho, o Zé Vagão,

me atormenta... Quem aguenta?

Ele só vive na contramão!


Se vou pra baixo, ele escorrega, 

o seu traseiro no trilho esfrega!


Se vou pra cima, ele reclama,

tem dor na rosca e só quer cama!


Quando eu paro na estação,

o meu filhote faz confusão:

come pipoca, cachorro-quente,

come cocada, pede empada,

fica doente, o Zé Vagão,

reclama tanto de indigestão...


E o meu filho, ai, o meu filho,

vai poluindo toda a estrada,

pingando óleo por todo o trilho!

O que é que eu faço com o Zé Vagão?

Estou cansada, puxo o menino,

ser mãe sofrida é meu destino?


O Zé Vagão, passado um tempo,

foi se tornando diferente...

O vagãozinho, muito esticado,

de bigodinho adolescente?


Estou sofrida, estou exausta,

puxo o vagão pelo caminho,

ai, a ladeira é longa e alta!


O Zé Vagão salta do trilho,

sai aos pulinhos, ali na roça, 

fica flertando com uma carroça?


Eu dou apito, grito que grito,

pego o danado desse meu filho,

volto com ele num choque-choque,

o danadinho requebra um roque?


Passou um tempo, fiquei velhota,

o meu filhote ficou ativo.

apita e grita, corre que corre, 

virou um pai Locomotiva.


Ele implicam com meu netinho,

o meu netinho Zé Vagãozito,

puxa a criança pela estrada,

eu não admito, fico zangada:


- Deixa o meu neto, ele é criança,

não atormenta o pobrezito,

o vagãozinho tem dor na rosca,

o coitadinho é tão fraquito!


Aí eu compro na estação

muito sorvete, pé-de-moleque,

compro empada, dou bombonzinho,

encho a pança do meu netinho.


Se pinga óleo... ai, que gracinha,

eu limpo o trilho, mudo a fraldinha.

Sou Leopoldina, vovó ativa,

velha senhora locomotiva.


História criada por Sylvia Orthof e retirada na Revista Nova Escola, Fundação Victor Civita, Editora Abril, Abril de 1995. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário