terça-feira, 8 de março de 2022

O Gozador e o Duque

    O ex-palhaço de circo Till "Espelho de Coruja" Eulenspiegel percorria a Alemanha medieval a pé, pregando peças a torto e a direito, sempre escapando dos castigos e "rindo por último".

    Ele já havia aprontado poucas e boas no ducado de Luneburg, do qual fora expulso pelo duque, que prometera enforcá-lo caso se atrevesse a tornar a pôr os pés em suas terras. Till sumiu por algum tempo, mas um dia, para não ter de dar uma volta maior, decidiu atravessar as terras do duque, apesar da ameaça. Para isto, inventou um jeito: arranjou um burrico e uma carrocinha, comprou baratinho um pouco de terra de um lavrador que estava arando, encheu a carrocinha, subiu e se cobriu de terra até o pescoço. Assim entrou no território proibido. Mas, quando já estava quase saindo do ducado, teve o azar de cruzar com o próprio duque, que estava caçando na região. Este o reconheceu apesar do "disfarce" e gritou furioso:

    - O que fazes aqui, malandro? Desce já daí, para seres enforcado! Bem sabes que estavas proibido de pôr os pés nas minhas terras!

    - Eu não estou pisando nas vossas terras, Excelência! - retrucou Till. - A terra onde estou sentado é minha, comprei-a de um camponês, com o meu dinheiro, e agora ela é minha, legalmente. Portanto, não transgredi vossa lei e proibição.

    O duque não teve outro jeito senão responder, raivoso:

    - Manda-te já pra fora da minha terra, com a "tua" terra, ó sacripanta! Mas se ousares mostrar este teu focinho descarado aqui outra vez, serás enforcado na hora, sem perguntas, com carroça, burrico e tudo o mais!

    Till Eulenspiegel não se fez de rogado, é claro. E foi assim que, mais uma vez, escapou do castigo e riu por último.


História do folclore alemão recontada pela escritora de Literatura Infantil Tatiana Belinky. Retirado da Revista Nova Escola, Fundação Victor Civita, Editora Abril, Dezembro de 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário